Medalhista de prata, Rayssa Leal estreou nas Olimpíadas de Tóquio no domingo, 25 de julho
Um dos momentos mais aguardados dos brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio aconteceu no domingo, 25 de julho, às 21 horas: a estreia da skatista de 13 anos Rayssa Leal. A atleta era uma das favoritas e chegou às pistas ao lado da inspiração dela, a também skatista Letícia Bufoni.
A jovem viralizou na internet aos 7 anos ao aparecer fantasiada de fada azul e dando um show com o skate. Na época, o momento foi compartilhado pela lenda do esporte: Tony Hawk, quem está em Tóquio, e publicou uma série de vídeos de Rayssa Leal treinando no Japão, 'tietando' a atleta.
+++LEIA MAIS: 5 motivos para assistir Uma Skatista Radical, novo filme teen da Netflix [LISTA]
Pela primeira vez na história, o skate é uma modalidade olímpica. Na categoria street, Rayssa Leal era uma das candidatas ao ouro, sendo um grande destaque mesmo com tão pouca idade. A brilhante promessa do skate mundial conquistou a medalha de prata para o Brasil no dia 25 de julho - e fez história na edição, adiada, das Olimpíadas de 2020.
Mas quem é a icônica atleta estreante na disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio? Jhulia Rayssa Mendes Leal, natural de Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, é apenas mais uma criança apaixonada por skate - e com uma habilidade fascinante.
+++LEIA MAIS: 6 motivos para maratonar Betty, série da HBO sobre mulheres skatistas [LISTA]
Com um talento nato e chamando atenção desde o início, em 2015, Leal conquistou a internet com o vídeo em que estava vestida de fada. Nas imagens, a garota buscava incessantemente conseguir concluir uma manobra chamada 'heelflip', considerada difícil no esporte. Sem desistir mesmo após diversas quedas, a atleta atingiu o objetivo.
O sucesso do vídeo foi grandioso, rendeu o apelido 'Fadinha do Skate', além da conquista significativa: a lenda memorável do skate, Tony Hawk, publicar o vídeo. Agora, anos depois, os dois se encontraram em Tóquio.
+++LEIA MAIS: Charlie Brown Jr estará em Tony Hawk's Pro Skater; veja a música escolhida
"Há 6 anos ele [Tony] me apresentava pro mundo do skate compartilhando meu vídeo vestida de fadinha, hoje me filmou nas olimpíadas. Isso tudo é muito incrível, estou vivendo um sonho," escreveu a atleta em uma publicação no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Em 2019, a atleta competiu no Street League Skateboarding Championship- e conseguiu estar no pódio, em terceiro lugar, como lembra o Sport Buzz. Pouco depois no mesmo ano e aos 11 anos de idade, Rayssa Leal conquistou o primeiro lugar na edição de Los Angeles do Street League Skateboarding Championship.
+++LEIA MAIS: Skatista que brisou todo mundo com ‘Dreams’ ganha um carro com a bebida rosa do vídeo
Como pouca idade não significa nada quando o talento é nato, na primeira disputa no XGames - clássica competição da modalidade -, a skatista alcançou a quarta posição. Não apenas essa conquista marca a trajetória da Fadinha do Skate, já que ela também foi a vice-campeã do esporte em 2019, sendo a atleta mais jovem a chegar a este pódio.
Os recordes da icônica skatista não param por aí, conforme as informações do Sport Buzz. Ainda em 2019, Rayssa Leal foi a esportista mais jovem a vencer uma etapa da SLS, Street League Skateboarding.
Sem muitas surpresas, Leal é a atleta mais jovem a representar o Brasil na disputa dos Jogos Olímpicos. Com apenas 13 anos, Jhulia Rayssa Mendes Leal faz história no skate - e, certamente, é apenas o começo.
Agora, Rayssa Leal subiu ao pódio para receber a medalha de prata, sendo a única brasileira representando o Brasil na modalidade e foi a mais jovem atleta brasileira a conseguir tal feito.
+++LEIA MAIS: Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 anuncia presença de skatista brasileira Letícia Bufoni
Ver essa foto no Instagram
+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!