Rainha Elizabeth II testou positivo para covid-19 - e vários rumores surgiram de que a monarca se tratava com ivermectina
Rainha Elizabeth II, de 95 anos, testou positivo para covid-19, de acordo com nota oficial do Palácio de Buckingham divulgada no domingo, 20 de fevereiro. Posteriormente, surgiram vários rumores de que a monarca estava fazendo tratamento com ivermectina — mas a informação é falsa.
O boato começou após um portal australiano afirmar que a Rainha estaria usando o medicamento devido a uma reportagem com o médico Mukesh Haikerwall. No vídeo que foi ao ar no programa A Current Affair, o doutor cita alguns remédios para o combate à covid-19 em idosos — e, simultaneamente, aparece a foto do remédio Stromectol na tela, que contém ivermectina.
Contudo, a imagem foi adicionada erroneamente à reportagem, pois o médico não citou o medicamento em momento algum. Com isso, o site negacionista afirmou que Haikerwall apoiava a substância — e, assim, surgiram teorias de que a Rainha Elizabeth II estaria se tratando com o medicamento.
De acordo com o Aventuras na História, o médico afirmou, nas redes sociais, que a ivermectina não faz parte do tratamento da covid-19 e ressaltou que as "imagens foram inadvertidamente inseridas no vídeo e serão removidas.”
+++LEIA MAIS: Recife presenteia crianças vacinadas contra covid-19 com livros