CURIOSIDADE

Raul Seixas realmente escreveu Metamorfose Ambulante quando era criança?

No 3º episódio da série Raul Seixas: Eu sou, um jovem Raul, por volta dos 12 anos, aparece compondo a letra de um de seus maiores sucessos

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Raul Seixas realmente escreveu Metamorfose Ambulante quando era criança?
Raul Seixas realmente escreveu Metamorfose Ambulante quando era criança? - Divulgação/O2 Play

Raul Seixas: Eu sou, série original Globoplay produzida pela O2 Filmes, já está disponível no streaming da Globo com a promessa ambiciosa de retratar um personagem tão complexo como o cantor baiano, falecido em agosto de 1989 e aqui interpretado por Ravel Andrade (Serra das Almas).

No 3º episódio, intitulado Medo da Chuva, uma cena em flashback traz Raul Seixas, ainda criança, por volta dos 12 anos, compondo a letra de Metamorfose Ambulante. Isso realmente aconteceu? Saiba a seguir:

Do que se trata a série?

Estrelada por Ravel Andrade, a série conta com oito episódios e percorre as décadas de 1970 e 1980, período mais intenso da carreira de Raul Seixas. Em comunicado, o ator comentou sobre a experiência de interpretar o músico (via O Globo):

“Eu tive a honra e o privilégio de interpretar o Raulzito, de embarcar nessa viagem profunda, de mistura de gêneros. Ele era um cara transgressor, um artista genial da nossa música. A série mostra toda a história dele, dos 18 anos até os últimos dias de vida. Tem muito hit de Raul Seixas, os clipes e shows famosos. Tenho certeza que quem assistir vai embarcar em uma viagem interestelar, assim como foi a vida de Raul Seixas.”

Quem está no elenco?

Além de Andrade, o elenco traz João Pedro Zappa (Gabriel e a Montanha), Amanda Grimaldi (Macabro), Carol Abras (Alguma Coisa Assim), Julia Stockler (A Vida Invisível), Chandelly Braz (Abraço de Mãe), Cyria Coentro (Impuros), Jaffar Bambirra (Ricos de Amor) e Julio Andrade (Serra Pelada), que faz participação especial. A série foi criada por Paulo Morelli.

Raul Seixas: Eu sou foi selecionada para a competição oficial do Series Mania, um dos mais importantes festivais internacionais dedicados a séries. Foi a primeira produção brasileira a integrar a mostra principal do evento, realizado na França.

“É a primeira vez que uma série brasileira é selecionada para este festival, então acho que dá um gostinho ainda maior de estrear neste festival, estrear com Raul e levar a história do Raul Seixas para a França e para o mundo. Acredito que ele é um ícone brasileiro, uma pessoa ilustre, um artista único e inigualável, o pai do rock. Ter uma série indicada e ainda ser sobre o Raul Seixas, é algo que me deixa duplamente feliz”, afirma Ravel Andrade (via gshow).

Afinal, Raul Seixas realmente escreveu Metamorfose Ambulante quando era criança?

Em parte, sim. De acordo com o jornalista e estudioso do rock nacional, Júlio Ettore, em seu canal do YouTube, “Metamorfose Ambulante”, música lançada no primeiro álbum solo de Raul, “Krig-ha, Bandolo!”, de 1973, o próprio Raul confirma a história: “(…) o verso mais emblemático, ‘Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante / do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”, foi escrito pelo Raul quando ele era muito novo“, conta Júlio.

Ele rabiscou isso numa parede do quarto dele. Foi o que ele contou à revista Amiga em 1982 durante uma entrevista: ‘Metamorfose Ambulante, por exemplo, eu fiz com doze, treze anos de idade. Está até hoje escrita na parede da minha casa na Bahia. Minha mãe não deixa pintar a parede”.

Júlio conta ainda que “‘Metamorfose Ambulante’, verdadeiro hino do repertório do cantor, foi composta sob inspiração do livro ‘Metamorfoses’ (ano 8 d.C.), do poeta latino Ovídio, que era um dos livros da biblioteca do pai de Raulzito lá em Salvador“.

O próprio Raul Seixas falou sobre esta influência de Ovídio em entrevista à Bizz em 1987: “Estudei latim só para ler ‘Metamorfose’ de Ovídio. Me formei em Filosofia, Inglês arcaico, estudei muito Psicologia, fui a fundo mesmo, mas não levei adiante. Estudei Direito… mais filosofia mesmo, fui até além do que devia“. 

LEIA TAMBÉM: Nova série ‘Raul Seixas: Eu Sou’ tem início arrastado, falho e caricato

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: Globoplay, Metamorfose Ambulante, raul seixas, raul seixas eu sou, ravel andrade