Governo do Estado de São Paulo criou programação para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna
O Brasil celebra o centenário da Semana de Arte Moderna em 2022. Organizado por um grupo de artistas dos diferentes ramos, o evento representa um divisor de águas na cultura brasileira por romper com o tradicionalismo das escolas literárias e movimentos artísticos que permeavam no país naquele período.
Entre grandes nomes desse período estão Anita Malfatti, Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Heito Villa-Lobos e muitos outros. Em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, o Governo do Estado de São Paulo preparou uma série de eventos para celebrar a arte e cultura brasileira.
View this post on Instagram
A Rolling Stone Brasil selecionou alguns deles, mas a lista com a programação completa pode ser acessada pelo site https://www.cultura.sp.gov.br/semana22/.
Na Casa Guilherme de Almeida, obras, autores e artistas que participaram da Semana de 22 ganham destaque em instalação que fica disponível de 8 de fevereiro a 30 de dezembro de 2022.
Museu Afro Brasil recebe cultura material, literatura, artes visuais, música e uma ambientação da São Paulo dos anos 20. Com curadoria de Emanoel Araújo, a exposição vai de 25 de janeiro a julho de 2022.
Oficina Cultural Oswald de Andrade exibe de filmes e debates sobre os modernistas e as influências do movimento na cinematografia e na arte brasileiras no primeiro semestre de 2022.
+++ LEIA MAIS: Semana da Arte Moderna de 22: 5 obras literárias essenciais do Brasil [LISTA]
A animação aborda os dias que precederam a Semana de Arte Moderna e estreia em 12 de fevereiro, com 26 minutos de duração, produzida pela TV Cultura e Pinguim Content e com direção de Kiko Mistrorigo.
Biblioteca de São Paulo disponibiliza oficinas preparatórias e uma apresentação de batalha de poesia durante o centenário da Semana de 22 de outubro de 2021 a fevereiro de 2022.
+++ LEIA MAIS: Box de livros: 6 opções para presentear os apaixonados por literatura
Série de contação de histórias sobre autores modernistas, nas Fábricas de Cultura da Zona Leste e São Bernardo do Campo de julho de 2021 a fevereiro de 2022.
O Teatro do Conservatório de Tatuí recebe grupos artísticos do Conservatório de Tatuí, do Projeto Guri e grupos de tradição popular convidados em novembro de 2022 em Tatuí, São Paulo.
+++ LEIA MAIS: Morre Lya Luft, autora de Perdas e Ganhos, aos 83 anos
Brasil Jazz Sinfônica no Museu do Café apresenta repertório do movimento tropicalista que teve como principal influência a Semana de Arte Moderna em fevereiro 2022, na cidade de Santos, São Paulo.