A Agenda Tarsila cataloga eventos, divulga curiosidades e apresenta entrevistas com figuras relacionadas à Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna é um marco icônico da história da arte brasileira. O evento aconteceu entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, e contou com grandes nomes, como Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade.
Em 2022, a Semana de Arte Moderna completa 100 anos e ganha diversas homenagens. Para celebrar a data, a plataforma Agenda Tarsila foi lançada para centralizar os eventos comemorativos em um único lugar.
O projeto é fruto de outra iniciativa, Modernismo Hoje, e foi realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, junto com a gestão e produção da Amigos da Arte.
Na plataforma, é possível encontrar mais de 400 palestras, lançamentos literários, exposições e outros eventos relacionados à Semana de Arte Moderna. Os usuários podem selecionar as atividades a partir da localização, segmentos ou datas.
Além disso, a Agenda Tarsila também conta com inúmeras curiosidades sobre a semana histórica, das paletas de cores das obras de Tarsila ao prejuízo que o evento deu aos envolvidos.
A plataforma também possui entrevistas exclusivas com parentes dos modernistas, pesquisadores e artistas contemporâneos, como Tarsilinha, Rudá K. Andrade, Zé Celso, entre outros.
O grande dia chegou! Hoje a Semana de Arte Moderna de 1922 se torna centenária! pic.twitter.com/3YDsZ70uJi
— Agenda Tarsila (@AgendaTarsila) February 13, 2022
Pensando no centenário da Semana de Arte Moderna de 22, a Rolling Stone Brasil separou cinco obras literárias essenciais do Brasil para relembrar o período histórico, de Macunaíma (1928) a Capitães da Areia(1937). Confira a lista completa aqui.