RESUMÃO

‘Stranger Things’: onde paramos?

Com o lançamento do primeiro lote de episódios da temporada final, uma rápida recapitulação do que aconteceu na quarta temporada

Brian Tallerico

Netflix, Stranger Things
Foto: Divulgação/Netflix

Tanta coisa aconteceu no mundo real desde que vimos Stranger Things pela última vez no verão de 2023, que é compreensível não lembrar onde as coisas pararam com as crianças de Hawkins e os demônios que as perseguem. Com o lançamento do Volume 1 da quinta temporada (quatro episódios) em 26 de novembro na Netflix, estamos aqui para ajudar.

Vecna abriu a porta para o Mundo Invertido

A quarta temporada centrou-se na história de origem do vilão Vecna, também conhecido como Henry Creel (Jamie Campbell Bower). Revelado como sendo “Um” para a “Onze” de Millie Bobby Brown, Henry foi um dos experimentos do Dr. Brenner (Matthew Modine), uma criança com poderes telepáticos que se tornou o Pinhead do Mundo Invertido e, como revelado no prólogo da nova temporada, o grande vilão por trás de tudo que aconteceu desde a estreia da série. Vecna buscava o sacrifício de quatro vítimas que ele pudesse traumatizar para abrir a barreira entre o mundo real e o Mundo Invertido, e foi exatamente isso que aconteceu bem no meio de Hawkins. A quarta temporada termina com as características partículas do MI flutuando pela Hawkins “real”. Deve-se notar também que os Heróis de Hawkins provavelmente deixaram Vecna enfraquecido. Ele foi incendiado, baleado e caiu antes de desaparecer na noite, então provavelmente está se recuperando para seu plano final no início da quinta temporada.

Hopper voltou para casa com Onze

Grande parte da quarta temporada foi sobre Hopper (David Harbour), que era dado como morto há o que parece uma eternidade no final da terceira temporada pré-Covid (sério), voltando da Rússia com uma pequena ajuda de Joyce (Winona Ryder) e Murray (Brett Gelman). Apesar de rumores de tabloides sobre dificuldades no set entre os atores da vida real, a dinâmica na tela entre Hopper e sua filha substituta Onze (Millie Bobby Brown) tem sido fundamental para o sucesso do programa, e quase certamente desempenhará um papel crucial nos episódios finais.

Will sempre esteve conectado ao Mundo Invertido

A revelação sobre Vecna desempenhando um papel no desaparecimento de Will (Noah Schnapp) na primeira temporada pode ser chocante, mas o jovem Sr. Byers sempre teve uma conexão com o outro lado, seja no enredo da segunda temporada com o Devorador de Mentes ou nos arrepios que surgem na nuca dele quando algo está prestes a acontecer. Essa ligação única com o Mundo Invertido, e possivelmente o próprio Vecna, juntamente com o papel que o vilão pretende que ele desempenhe em seu esquema mestre, certamente impulsionará a temporada final.

Dustin perdeu seu melhor amigo do Hellfire

Lembra do Eddie Munson? Joseph Quinn interpretou o descolado do Hellfire Club, mas ele morreu no enredo da quarta temporada para derrotar Vecna quando tocou “Master of Puppets” para chamar a atenção das criaturas bloqueando o covil do vilão. Sentiremos falta de Eddie, mas o que parece importante para a quinta temporada é que Dustin (Gaten Matarazzo) viu seu novo melhor amigo morrer em seus braços. Por muito tempo, Dustin pareceu ser o alívio cômico para a versão desta série do Clube dos Perdedores, mas o trauma moldará seu arco final, pelo menos no primeiro bloco de episódios lançados.

Max Mayfield não está subindo nenhuma colina

A Max de Sadie Sink desempenhou um papel enorme na quarta temporada, e não apenas por tornar Kate Bush uma estrela para uma nova geração. Vecna precisava dela para abrir o portal para o Mundo Invertido, usando seu trauma contra ela, mas Onze salvou Max usando seus poderes para fazer uma espécie de RCP telepática. A temporada terminou com Max em coma, seu namorado Lucas (Caleb McLaughlin) ao seu lado. A grande questão no início da quinta temporada é se a consciência de Max pode estar em algum outro lugar, e quando ela voltará.

+++LEIA MAIS: ‘Stranger Things’: Coisas que você (provavelmente) não lembra da série

+++LEIA MAIS: Por que a última temporada de ‘Stranger Things’ vai estrear em horário diferente?

TAGS: netflix, Stranger Things