The Last of Us: Cocriador do jogo alega que não recebeu créditos ou dinheiro na série da HBO
Bruce Straley foi diretor do primeiro jogo de The Last of Us e criticou adaptação por não valorizá-lo enquanto um dos criadores da franquia
Redação
Publicado em 19/01/2023, às 12h00Cocriador e um dos diretores do jogo original de The Last of Us lançado em 2013, Bruce Straley não recebeu créditos na adaptação produzida pela HBO, e ainda alegou como recebeu nenhum dinheiro por conta da série. Normalmente, pessoas responsáveis por criar o material base (ou quem detém direitos autorais) recebe alguma compensação financeira no caso de adaptações.
Durante entrevista ao The Los Angeles Times, Straley criticou a produção da série e até falou que a indústria dos videogames precisa criar mais proteção em situações assim. Vale lembrar como o diretor saiu da Naughty Dog, desenvolvedora do jogo, em 2017.
"É um argumento para a sindicalização… alguém que fez parte da criação desse mundo e desses personagens não está recebendo um crédito ou um centavo por seu trabalho," afirmou na conversa com o jornal. "Então, talvez precisemos de sindicatos na indústria de jogos eletrônicos para poder proteger os criadores."
O outro criador de The Last of Us é Neil Druckman, que recebeu créditos de diretor e único roteirista do primeiro jogo. Além disso, também participou da continuação, intitulada The Last of Us Part II (2020), lançada para PlayStation 4. Druckman credita Bruce Straley como responsável pela história de Bill (interpretado por Nick Offerman na série) e ambos aceitaram prêmios juntos.
There’s nowhere to go. #TheLastOfUspic.twitter.com/qwSwYga385
— The Last of Us (@TheLastofUsHBO) January 18, 2023
+++LEIA MAIS: The Last of Us: Fungo Cordyceps existe na vida real