Na série de The Last of Us, Bill e Frank são interpretados por Nick Offerman e Murray Bartlett, respectivamente
[Atenção: o texto abaixo contém spoilers do jogo e série de The Last of Us]
Intitulado "Long, Long Time," o terceiro e emocionante episódio de The Last of Us foi transmitido pela HBO e chegou ao catálogo da HBO Max no último domingo. Pela primeira vez, o público não acompanhou os protagonistas Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey), mas pôde ver a história de amor entre Bill (Nick Offerman) e Frank (Murray Bartlett) - e esse arco foi muito diferente no game original.
+++LEIA MAIS: The Last of Us: 2ª temporada é confirmada pela HBO
A série da HBO é baseada no jogo homônimo de 2013, dirigido por Neil Druckmann (que é um dos responsáveis pela adaptação ao lado de Craig Mazin) e Bruce Straley. No material original, a parte de Bill acontece no mesmo momento da narrativa, mas de uma maneira muito diferente.
Na série, Joel vai até a cidade do velho amigo Bill para pegar um carro e seguir viagem com Ellie pelos Estados Unidos. Então, o público volta 20 anos no tempo para ver Bill no início da pandemia devastadora de Cordyceps. Desde os "tempos normais," ele sempre foi uma pessoa paranoica e já tinha uma preparação para apocalipse.
+++LEIA MAIS: The Last of Us: Criador confirma teoria de como surto de Cordyceps começou
Quando a cidade é evacuada no primeiro mês de pandemia, Bill constrói cercas fortificadas e começa a viver isolado em uma grande área. Porém, num certo dia, o personagem captura alguém em uma das armadilhas que ficam na parte de fora da cidade, e essa pessoa misteriosa é Frank.
Bill é uma pessoa muito reservada, mas deixou Frank entrar para tomar banho e comer. Porém, os dois começam a desenvolver uma relação mais profunda - e Frank começa a morar na cidade. Então, o público vê o casal ao longo dos 20 anos, desde brigas e reconciliações até a morte deles, quando estavam idosos.
Quando Joel e Ellie chegam na cidade, ela está vazia e sem Frank e Bill, que deixam uma linda carta para o personagem de Pedro Pascal - e o convida para pegar o que precisasse do lugar. Abalado com as mortes, Joel pega o carro e suprimentos (além de tomar banho) e segue viagem.
Partners in everything.
— The Last of Us (@TheLastofUsHBO) January 30, 2023
A new episode of #TheLastOfUs is streaming now on @HBOMax. pic.twitter.com/wGb57D34jD
No jogo de 2013, Joel e Ellie também precisam de um carro para seguir viagem e vão até a cidade do Bill, que conta com diversas armadilhas explosivas e mortais para interceptar infectados e humanos com más intenções.
+++LEIA MAIS: The Last of Us: Criadores explicam polêmico 'beijo zumbi'
Porém, Bill está vivo quando eles chegam lá - e reclama que Joel precisa de um carro da cidade dele. Uma das partes mais legais desse arco é a relação de Bill e Ellie, que se dão nada bem e constantemente se ofendem, algo que, infelizmente, não vemos na série.
Algum tempo depois na cidade, o jogador descobre que Bill vivia com uma pessoa, chamada Frank, que tirou a própria vida por não aguentar mais morar com Bill. Na carta que escreveu para deixar ao lado do corpo, Frank explicou como "odiava" o parceiro e "queria uma vida melhor."
+++LEIA MAIS: The Last of Us iria explorar passado de Tess com morte de marido e filho estalador
Essa mudança é bastante impactante, mas, mesmo assim, a série de The Last of Us conseguiu contar uma história linda e diferente sobre duas pessoas, que conseguiram suportar um apocalipse graças ao apoio um do outro.
The Last of Us chega à sua quarta semana na HBO. A adaptação do game de mesmo nome produzido pela Naughty Dog encantou público com terceiro episódio, exibido no último domingo, 29. A história de amor de Frank e Bill, no entanto, fica para trás com capítulos que prometem mais ação e luta por sobrevivência.
O teaser divulgado na segunda, 30, ressalta paixão de Joel (Pedro Pascal) por café - mencionada diversas vezes no jogo de Playstation. Ellie (Bella Ramsey) segue sem entender os gostos humanos anteriores à pandemia causada pelo cordyceps e tem dificuldades para compreender um mapa enquanto a dupla segue tentando encontrar Vaga-lumes.
Episódios de The Last of Us vão ar aos domingos, às 23h na HBO e HBO Max. Confira review feito pela Rolling Stone Brasil aqui.