Fungo que causa apocalipse em The Last of Us gera comportamentos estranhos em formigas
The Last of Us retrata as consequências de um apocalipse zumbi - uma história comum em produções da cultura pop. No entanto, a infeção não acontece por conta de um vírus ou com mortos que revivem e saem de suas covas. No game e na série da HBO, o fungo Cordyceps é responsável pelo surgimento das criaturas.
Por mais assustador que pareça, o fungo não é uma criação ficcional e existe na natureza. Conforme apontado pela professora de biologia Vanessa dos Santos, no site Brasil Escola, as principais vítimas são insetos - sendo que as formigas tem os casos de infecção mais notáveis.
+++ LEIA MAIS: The Last of Us: Quem é Riley e por que Ellie ficou abalada ao ouvir o nome?
O comportamento de uma formiga infectada se assemelha ao de um zumbi, o que pode ter servido inspiração a Neil Druckmann, criador do game da Naughty Dog. Além de tremores, o inseto fica desorientado e se movimenta de forma diferente do habitual. As estruturas musculares são consumidas para manter o Cordyceps vivo.
O fungo infecta artrópodes para completar seu ciclo reprodutivo. Uma vez que a fase sexual do ciclo está completa, seu hospedeiro morre. Após a morte, há a liberação de esporos para a infeção de outros organismos. No game, o mesmo acontece com os humanos. Nos estágios finais da vida de um estalador, o humano é levado a um canto escuro, onde fica até morrer e liberar esporos, conforme apontado pelo Scientific American.
+++ LEIA MAIS: The Last of Us custou mais que Game of Thrones; saiba quanto HBO investiu
Apesar do aspecto macabro da infeção, o Cordyceps pode trazer benefícios aos humanos. Na forma de chá ou sopa, pode ajudar em casos de imunidade baixa e anemia
Episódios são lançados semanalmente, aos domingos, às 23h na HBO e HBO Max. Confira teaser do próximo episódio: