Prévia da 4ª temporada de Titãs que confirmou bissexualidade de Robin/Tim Drake foi divulgada na New York Comic Con 2022
Durante edição da New York Comic Con 2022, HBO Max levou novidades de Titãs, uma das principais séries de herói do streaming, e uma delas foi a confirmação da bissexualidade do terceiro Robin, Tim Drake, interpretado por Jay Lycurgo, como aconteceu nos quadrinhos da DC Comics em agosto de 2021.
Um dos materiais mostrados no evento (via O Vício) foi um clipe da quarta temporada do seriado, prevista para começar em 3 de novembro nos Estados Unidos. No Brasil, porém, a distribuição é feita pela Netflix - e o quarto ano da produção não tem previsão para chegar ao país até o momento.
+++LEIA MAIS: Batman: HQ revela que Robin é bissexual
Na prévia de Titãs, Tim Drake pede para Superboy/Conner Kent, interpretado por Joshua Orpin, tirar uma foto com o novo bastão dele, o qual será usado para combater o crime quando vestir o manto de Robin. Após ser questionado, o personagem revela que as fotos serão enviadas para Bernard, funcionário dos Laboratórios S.T.A.R., como agradecimento por fazer o objeto.
Porém, os colegas de equipe notam as segundas intenções de Tim Drake e fazem piadas sobre o interesse amoroso. Vale lembrar que a bissexualidade do personagem, nos quadrinhos, foi abordada pela primeira vez na nona edição de Batman: Urban Legends. Assista ao trecho abaixo:
titans are heading back to metropolis.
— DC Titans @ NYCC (@DCTitans) October 9, 2022
enjoy an #nycc exclusive first look at @welliver_titus as lex luthor in season 4, part 1 #DCTitans#DCatNYCCpic.twitter.com/rMWzVzu6eQ
Na mais recente HQ do Batman, Batman: Urban Legends, Tim Drake - o terceiro personagem a vestir o manto do Robin - descobre-se um homem LGBTQ+. Embora a cena tenha sido noticiada como uma descoberta da bissexualidade do herói, a roteirista Meghan Fitzmartin afirmou não estar preparada para rotular a orientação sexual do personagem, segundo informações do Nexo.
"Quis ressaltar que a sexualidade é uma jornada. Tim ainda está se descobrindo e não tem uma palavra para se definir ainda," explicou ao Polygon. Em #9Batman: Urban Legends, ainda inédito no Brasil, Robin questiona: "Você já teve um momento de epifania?", via Nexo.
+++LEIA MAIS: Por que Robin não se encaixaria em The Batman, de Matt Reeves?
Logo em sequência, o herói afirma: "As pessoas me perguntavam o que eu queria, mas eu não conseguia entender. Sempre parecia algo distante. Até agora." Na história, o personagem aceita um date (encontro romântico) com um dos amigos dele, Bernard.
Agora, via Omelete, a DC Comics divulgou um comunicado sobre a história "Sum of Our Parts", presente em Batman: Urban Legends. No texto, a editora frisa a importância de ter um personagem como Robin, quem sempre foi associado a comunidade LGBTQ+, sendo abertamente queer.
+++LEIA MAIS: The Batman: Robin pode aparecer em sequências da franquia, afirma Matt Reeves
"[...] É um momento sobre o qual continuaremos falando e celebrando por anos. O momento em que os fãs LGBTQIA+ foram, não através de subtextos ou de um 'ponto de vista' mais permissivo, mas aberta e textualmente apoiados pela primeira vez desde que Kate Kane foi expulsa do exército. O momento em que um Robin, particularmente um Robin com história, legado e décadas de leituras com codificação queer em seu cinto de utilidades, recebeu a permissão de ser o ícone queer que sempre foi," explicou o texto da DC, assinado por Alex Jaffe.
Jaffe continua: "Expressar-se plenamente com um traje colorido enquanto você escondia sua identidade do mundo já foi considerado escandaloso em uma nação amplamente homofóbica," e lembra como juízes, psicólogos e até mesmo as editoras censuraram temas relacionados à comunidade ao longo de décadas.
+++LEIA MAIS: Por que uniforme de Batman tinha mamilos em Batman e Robin? Figurinista responde
Na edição 10 de Batman: Urban Legends, a história de Tim Drake deve ganhar novos desdobramentos.