Sejam brasileiras ou internacionais, as tramas inspiradas em crimes reais ou que documentam os casos ficaram ainda mais famosas em 2022; confira
Já bastante famoso entre os curiosos, o True Crime ganhou muito espaço nos serviços de streaming em 2022. Fossem famosos, ou pouco conhecidos, diversos casos acabaram sendo retratados por séries e filmes que estrearam este ano e rapidamente tornaram-se um sucesso em várias plataformas.
Da recém lançada Flordelis: Em Nome da Mãe, até a trama de Dahmer: Um Canibal Americano, separamos 12 produções lançadas em 2022 que tornaram o True Crime em um grande favorito. Confira:
Criada por Guto Barra, a série documental narra detalhes do polêmico assassinato de Daniella Perez, filha da autora Gloria Perez, nos anos 1990. Lançada poucos meses antes da morte de Guilherme de Pádua, o assassino da atriz, a série conta com depoimentos de artistas como Cláudia Raia, Fábio Assunção, Raul Gazolla, Cristiana Oliveira, Maurício Mattar, Wolf Maya e Eri Johnson, além de autoridades e advogados que estiveram envolvidos no caso.
Onde assistir: HBO Max
Baseado nos livros A Beautiful Child e Finding Sharon, ambos de Matt Birkbeck, o filme dirigido por Skye Borgman narra dois crimes interligados: o sequestro de Michael Hughes e o assassinato de Suzanne Marie Sevakis. Lançada julho, a trama surpreendeu seus espectadores por apresentar um criminoso em comum em ambos os crimes, o fugitivo federal Franklin Delano Floyd.
Onde assistir: Netflix
+++LEIA MAIS: Morre Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez, aos 53 anos
Em quatro episódios, a série documental lançada em julho narra os crimes cometidos por Roger Abdelmassih, o “papa da reprodução assistida”. Condenado a 181 anos de prisão por abusar sexualmente de 37 pacientes, o médico teve seu registro cassado após os casos de estupro e conduta médica irregular virem à público em 2009. O caso também é tema da série de ficção Assédio, inspirada no livro A Clínica: a Farsa e os Crimes de Roger Abdelmassih e lançada na Globo Play em 2018.
Onde assistir: Discovery Plus
Com direção de Suemay Oram, a série recém-lançada pela HBO Max narra em quatro episódios o assassinato do pastor Anderson do Carmo. Inicialmente tratado como a consequência de um roubo, o crime hediondo logo tomou grandes proporções, até que as investigações apontassem para Flordelis e seus filhos, que, juntos, teriam organizado e executado o assassintato.
Onde assistir: HBO Max
+++LEIA MAIS: Fábio Porchat provoca Flordelis por críticas ao Porta dos Fundos
Com foco nas vítimas do assassino em série, a trama protagonizada por Evan Peters narra os crimes de Jeffrey Dahmer, que matou pelo menos 17 homens e meninos em Milwaukee, nos Estados Unidos, entre 1978 e 1991. Criada por Ryan Murphy e Ian Brennan, a produção retrata os mesmos acontecimentos da série documental Conversando com um serial killer: O Canibal de Milwaukee.
Onde assistir: Netflix
Protagonizada por Eddie Redmayne e Jessica Chastain, a série se baseia no livro The Good Nurse: A True Story of Medicine, Madness, and Murder, do jornalista Charles Graeber. Com direção de Tobias Lindholm, a trama narra o caso de Charles Cullen, enfermeiro condenado por assassinar 29 de seus pacientes administrando a eles doses cavalares de diversos medicamentos.
Onde assistir: Netflix
+++LEIA MAIS:
Lançada em maio, a série biográfica criada por Nick Antosca e Robin Veith narra a história de Candy Montgomery (Jessica Biel). Uma dona de casa exemplar no Texas, a mulher foi acusada de assassinar a suposta amante de seu marido, Betty Gore, atingindo-a com 41 golpes de machado, em 1980.
Onde assistir: Star+
Com três episódios, a série documental criada por Joe Berlinger traça o histórico cronológico dos crimes de John Wayne Gacy, mais conhecido como o Palhaço Assassino. Através de mais de 60 horas de gravações do próprio criminoso, a série tenta explicar como, durante muito tempo, Gacy viu-se impune dos 33 assassinatos que cometeu nos subúrbios de Chicago durante os anos 1970.
Onde assistir: Netflix
+++LEIA MAIS: Terrifier, filme com palhaço assassino, chega ao Amazon Prime Video
Dirigido por Christy Wegener, o filme acompanha o caso de Vanessa Guillén, uma jovem mexicana-americana encontrada morta em uma base militar dos Estados Unidos aos 20 anos. Com foco específico no assassinato da jovem, o documentário ainda retrata o drama de famílias que tentam encontrar justiça em casos de agressão sexual por dentro das Forças Armadas dos EUA.
Onde assistir: Netflix
Baseada no artigo “Como Anna Delvey Enganou os Socialites de Nova York”, da jornalista Jessica Pressler, da New York Magazine, a série ficcional retrata a história da farsante Anna Delvey (Julia Garner), mas sob o ponto de vista da repórter Vivian (Anna Chlumsky). Criada por Shonda Rhimes, a trama retrata como a jovem russa enganou a elite de Nova York afirmando ser uma herdeira alemã.
Onde assistir: Netflix
Com foco no assassinato de quatro mulheres, a minissérie investiga os chamados Campos da Morte do Texas, um misterioso corredor interestadual entre Houston e Galveston. Palco de diversos crimes, o local chamou atenção por esconder mais de 30 corpos de mulheres encontrados entre 1971 e 2006.
Onde assistir: Netflix
Lançado em julho, o documentário retrata o assassinato de uma jovem de 14 anos que fora abusada e morta pelo padrasto, o médico alemão Dieter Krombach. Dirigido por Antoine Tassin, o filme narra a constante busca por justiça de André Bamberski, o pai da vítima, que passou décadas tentando castigar o assassino de sua filha e, por fim, tomou medidas extremas para levar Krombach à cadeia.
Onde assistir: Netflix
+++LEIA MAIS: Borboletas Negras: Existe uma história real por trás da série da Netflix?