STREAMING

Twin Peaks volta ao catálogo da MUBI em comemoração aos 35 anos da série

Clássico inesquecível de David Lynch chega ao MUBI em junho com todas as temporadas, incluindo o retorno impactante de 2017

Daniela Swidrak (@newtango)

Twin Peaks
Twin Peaks - Reprodução

“Aquela goma de mascar que você gostava voltou à moda” — e agora no MUBI.

Trinta e cinco anos depois de sua estreia original, Twin Peaks retorna com tudo ao streaming. O cultuado drama policial criado por David Lynch e Mark Frost, que marcou a TV nos anos 1990 com seu enredo surreal e personagens enigmáticos, estará disponível em sua totalidade na plataforma MUBI.

A série foi exibida originalmente em 1990 pela ABC e teve uma segunda temporada em 1991, antes de ser cancelada. Em 2017, o canal Showtime reviveu a história com Twin Peaks: The Return, uma minissérie de 18 episódios dirigida integralmente por Lynch e ambientada 25 anos após os eventos iniciais.

A partir de 13 de junho, tanto os 30 episódios das duas primeiras temporadas quanto os 18 de The Return poderão ser vistos no MUBI, que firmou um acordo especial com a Paramount Global para trazer a série à plataforma. O conteúdo estará disponível em territórios como Estados Unidos, América Latina, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Itália, entre outros.

As primeiras temporadas acompanham o agente especial do FBI Dale Cooper (vivido por Kyle MacLachlan) na investigação do assassinato da rainha do baile Laura Palmer (Sheryl Lee) na cidade fictícia de Twin Peaks, próxima à fronteira com o Canadá. Vários membros do elenco original retornaram para a sequência de 2017, que foi amplamente elogiada por sua ousadia narrativa e visual.

Produzida e escrita por Lynch e Frost, com produção executiva de Sabrina S. Sutherland, a série é distribuída globalmente pela Paramount. Ela continuará também disponível nas plataformas Paramount+/Showtime.

Durante sua participação no Canneseries 2024, Kyle MacLachlan comentou que o elenco sabia, desde o começo, o quão “estranha” era a série:

A gente achava que não passaria do piloto e talvez virasse um filme da semana. Mas sabíamos que precisávamos fazer parte daquilo porque era o David Lynch”.

Curiosamente, Lynch chegou a considerar que seu filme Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive) fosse uma continuação do universo de Twin Peaks, mas abandonou a ideia. Ainda assim, o estilo da série ajudou a moldar o conceito de “Lynchiano” — termo usado até hoje para descrever obras com estética e atmosfera semelhantes às de Lynch.

Para o MUBI, essa é uma aquisição de peso. “Trazer Twin Peaks e The Return para o nosso catálogo é a realização de um sonho. É uma das séries mais amadas e debatidas da história da TV”, disse Katharina Feistauer, chefe de programação global da plataforma.

Essa estreia estava sendo planejada há meses, mas com a recente e triste perda de David Lynch, tudo ganha ainda mais significado. Estamos empolgados para que os fãs possam revisitar esse universo e que novos públicos o descubram pela primeira vez”.

+++ LEIA MAIS: Morre David Lynch, icônico diretor de Twin Peaks e Eraserhead, aos 78 anos

+++ LEIA MAIS: Laura Dern se despede de David Lynch; relembre obras do diretor estreladas pela atriz

+++ LEIA MAIS: Filhos de David Lynch promovem ‘meditação em grupo mundial’ para homenagear o pai

+++ LEIA MAIS: MUBI anuncia programação de fevereiro com homenagem a diretoras indicadas ao Oscar

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.
TAGS: dale Cooper, david lynch, Katharina Feistauer, Kyle Maclachlan, Laura Dern, laura palmer, mark frost, Sabrina S. Sutherland, Sheryl Lee, Twin Peaks