NETFLIX

Vinagre de Maçã é 'representação falsificada', diz ex-namorado da verdadeira Milla Blake

Em entrevista a jornal australiano, Tallon Pamenter criticou a maneira com que a história de Jessica Ainscough é retratada na série

Por Rodrigo Tammaro

Publicado em 17/02/2025, às 20h18
Alycia Debnam-Carey como Milla Blake em Vinagre de Maçã (Foto: Divulgação/Netflix)
Alycia Debnam-Carey como Milla Blake em Vinagre de Maçã (Foto: Divulgação/Netflix)

Novo sucesso da Netflix, a minissérie Vinagre de Maçã está entre as mais assistidas da plataforma nos últimos dias. Inspirada em fatos reais e lançada no início de fevereiro, a produção criada por Samantha Strauss acompanha a história da influenciadora australiana Belle Gibson (Kaitlyn Dever), que fingiu ter câncer para ganhar fama e dinheiro.

Ao compartilhar a rotina supostamente lutando contra a doença, Gibson afirmou que foi curada com uma série de procedimentos alternativos e sem comprovação científica. No entanto, após dúvidas sobre a veracidade das alegações da influenciadora, investigações revelaram que toda a história que ela contou não passava de uma mentira.

Em Vinagre de Maçã, os espectadores acompanham também a história de Milla Blake (Alycia Debnam-Carey). Embora ela não tenha existido na vida real, a personagem foi inspirada em Jessica Ainscough, uma editora de revistas que foi diagnosticada com câncer e recorreu a métodos alternativos sem comprovação científica.

Infelizmente, assim como na série, a editora faleceu de câncer em 2015 aos 29 anos, cerca de cinco anos após o diagnóstico. Embora a criadora de Vinagre de Maçã tenha dito que a produção não se propõe a ser um retrato fiel da realidade, a associação entre Milla Blake e Jessica Ainscough incomodou familiares da australiana.

O que o ex-namorado da verdadeira Milla Blake disse sobre Vinagre de Maçã?

Em Vinagre de Maçã, Belle Gibson e Milla Blake são retratadas como pessoas próximas, que inicialmente eram amigas, mas acabaram se tornando rivais. Entretanto, de acordo com o ex-namorado de Jessica Ainscough, Tallon Pamenter, isso “está completamente distante da realidade”.

A ideia de que a personagem Milla é baseada em Jess é simplesmente ridícula e ofensiva [...] É uma representação dramática e fictícia falsificada — o que não é surpreendente, considerando que nenhum de nós foi consultado ou referenciado para obter informações ou checagem de fatos”, disse ele ao jornal The Australian.

Outro ponto que incomodou o ex-namorado da verdadeira Milla Blake é o fato de que, em Vinagre de Maçã, a personagem parece desprezar os tratamentos convencionais.

A série insinua que Jess rejeitou completamente a medicina convencional, o que também é incorreto. Ela sempre foi aberta sobre explorar todos os tipos de medicina convencional e holística. Na verdade, ela faleceu devido a complicações da radioterapia convencional – não por seu câncer se espalhar, ou por agir tarde demais, como retratado na mídia e na série.

Retratá-la como agressiva, ingênua ou que desconsidera os conselhos médicos até o último minuto é incrivelmente impreciso, frustrante e profundamente doloroso.”

Tallon Pamenter também discordou da rivalidade entre Milla e Belle, questionando o desfecho de Vinagre de Maçã, com a primeira a beira da morte tentando desmascarar as mentiras da segunda.

Belle tinha entrado em contato com Jess algumas vezes, principalmente por meio de mídias sociais e, como sempre, Jess foi gentil e solidária, mas o contato delas foi mínimo. Não havia realmente nenhuma relação entre elas. Jess mal a conhecia e na hora de sua morte não tinha a menor noção de que Belle era uma farsa”, disse ao The Australian.
Alycia Debnam-Carey como Milla Blake e Jessica Ainscough (Foto: Divulgação/Netflix e Don Arnold/WireImage)
Alycia Debnam-Carey como Milla Blake e Jessica Ainscough (Foto: Divulgação/Netflix e Don Arnold/WireImage)

“O fato de que esta nova série coloca uma falsa fraudadora do câncer como Gibson – culpada de conduta enganosa e enganosa em um tribunal – no mesmo enredo de alguém honesto e incrível como Jess é um insulto enorme à sua personagem e ao seu legado. É de partir o coração para todos que a conheceram”, continuou Tallon Pamenter.

Por fim, o ex-namorado de Jessica Ainscough também criticou a representação do pai de Milla, retratado na série como um homem agressivo. 

Em relação à forma como o pai é retratado na série, posso dizer que é completamente fictício e fazer qualquer correlação entre esse personagem e o verdadeiro pai de Jess (Col Ainscough) é muito perturbador”, disse ele.

“Aqueles que realmente conhecem o pai de Jess vão atestar que ele é o homem mais gentil que você já conheceu. Ele é de fala mansa, generoso, incrivelmente gentil e muito querido.”

A ideia de que Milla Blake é uma representação fiel de Jessica Ainscough, no entanto, foi questionada pela atriz Alycia Debnam-Carey. Ao portal Today (via Forbes) ela disse que a personagem sintetiza “uma junção de influenciadores de bem-estar da época”.

Criamos Milla como um personagem próprio. Isso foi o mais interessante. Pudemos fortalecê-la para que ela pudesse enfrentar Belle de igual para igual.”

+++LEIA MAIS: Vinagre de Maçã: O que é verdade na nova produção da Netflix?

+++LEIA MAIS: Vinagre de Maçã: O que aconteceu com Belle Gibson e onde ela está hoje?

+++LEIA MAIS: Vinagre de Maçã: O que aconteceu com a verdadeira Milla Blake?