MÉTODO ALTERNATIVO

Vinagre de Maçã: Entenda o que é a terapia do Instituto Hirsch na vida real

Terapia inspirada no Instituto Gerson sugere tratamento alternativo e sem comprovação científica que supostamente cura o câncer

Redação

Publicado em 20/02/2025, às 16h39
Vinagre de Maçã (Foto: Divulgação)
Vinagre de Maçã (Foto: Divulgação)

Mais novo sucesso da Netflix, Vinagre de Maçã chamou a atenção por ser inspirada em uma história real. A minissérie acompanha a influenciadora australiana Belle Gibson (Kaitlyn Dever), que fingiu ter câncer para ganhar fama e dinheiro.

Gibson compartilha a rotina seguindo um tratamento alternativo. Depois de atrair uma série de seguidores, ela lança o livro e o aplicativo The Whole Pantry, com receitas que supostamente curam o corpo e a mente.

No entanto, amigos da influenciadora suspeitam das histórias dela e a denunciam para os jornalistas Beau Donelly e Nick Toscano. Depois das investigações, foi descoberto que ela mentia sobre doações para projetos beneficentes e que ela nem mesmo tinha realmente sido diagnosticada com câncer.

A Terapia Gerson em Vinagre de Maçã

Levantando reflexões sobre a indústria do bem-estar e as receitas milagrosas compartilhadas por aí, Vinagre de Maçã retrata o Instituto Hirsch— que na vida real se chama Gerson — responsável por uma terapia alternativa.

Na série, Gibson e a colega Milla Blake (Alycia Debnam-Carey) — que de fato enfrentava um câncer — rejeitam o tratamento convencional para seguir o método do Instituto.

A Terapia Hirsch foi desenvolvida pelo médico Max Gerson, que atuou entre as décadas de 1920 e 1950. Na época, após usar o tratamento desenvolvido por ele para as próprias enxaquecas, o médico começou a replicar o método em pacientes com câncer. Gerson chegou a publicar um livro com supostos resultados da terapia contra o câncer, que tem defensores ainda nos dias atuais, mas é tema de muita controvérsia.

O método não tem comprovação científica e consiste em três pilares: dieta rígida, suplementação e desintoxicação. Aqueles que seguem a terapia aumentam o consumo de frutas, vegetais e grãos. Além disso, substâncias são adicionadas à dieta e tratamentos como enemas são feitos com frequência (via People).

O Instituto defende a eficácia a partir de pesquisas questionadas pela comunidade científica. Nos Estados Unidos, a agência reguladora Food and Drug Administration (FDA) não aprovou qualquer tratamento contra o câncer ou outras doenças adotados pelo Instituto Hirsch. Já o Instituto Nacional do Câncer americano ressalta que não há evdências para apoiar a terapia.

"Os dados disponíveis não são suficientes para garantir alegações de que a terapia é eficaz contra o câncer. Neste momento, o uso da terapia no tratamento de pacientes com câncer não pode ser recomendado fora do contexto de ensaios clínicos bem projetados", diz o site da instituição.

Alycia Debnam-Carey como Milla Blake e Jessica Ainscough (Foto: Divulgação/Netflix e Don Arnold/WireImage)
Alycia Debnam-Carey como Milla Blake e Jessica Ainscough (Foto: Divulgação/Netflix e Don Arnold/WireImage)

Milla Blake e o Instituto Gerson na vida real

Assim como a personagem Milla Blake em Vinagre de Maçã, Jessica Ainscough seguiu a terapia Gerson. A mulher — que diferentemente de Belle Gibson, realmente enfrentava um câncer — foi orientada pelos médicos a amputar uma parte do braço, mas negou a sugestão e adotou a terapia alternativa.

Ela viveu em um regime rigoroso por dois anos antes de continuar com uma versão menos intensa do programa, que ainda incluía vários sucos e um enema diário.

A mãe de Jessica, Sharyn, também adotou a terapia, embora seu marido alegue que o método foi utilizado para melhorar a qualidade de vida dela, e não para curar a doença. Infelizmente, tanto Jessica quanto Sharyn acabaram falecendo em decorrência do câncer.

A terapia do Instituto Hirsch não é o único método alternativo e sem comprovação científica retratado em Vinagre de Maçã. Uma das cenas mostra uma vendedora oferecendo Black Salve (Cansema) para Milla. Além de ser ineficaz contra o câncer, o composto é perigoso e pode causar danos permanentes, como infecções e necroses da pele.

+++LEIA MAIS: Vinagre de Maçã é 'representação falsificada', diz ex-namorado da verdadeira Milla Blake

+++LEIA MAIS: Vinagre de Maçã: O que é verdade na nova produção da Netflix?

+++LEIA MAIS: Vinagre de Maçã: O que aconteceu com a verdadeira Milla Blake?