PROMESSAS MILAGROSAS

Vinagre de Maçã: O que é verdade na nova produção da Netflix?

Inspirada em uma história real baseada em mentiras, minissérie acompanha influenciadora que mentiu sobre cura do câncer com métodos alternativos

Redação

Vinagre de Maçã (Foto: Divulgação)
Vinagre de Maçã (Foto: Divulgação)

A minissérie Vinagre de Maçã chegou na Netflix há cerca de uma semana e chamou atenção por causa de alguns fatos que acontecem na trama. Além disso, por ser baseada em uma história real que envolve mentiras e enganações, muitos espectadores ficaram na dúvida sobre o que é real e o que é falso na produção.

A história da minissérie é inspirada na influenciadora australiana Belle Gibson (Kaitlyn Dever), que ganha fama ao dizer que se curou de um câncer cerebral terminal usando métodos naturais. 

Ela atrai milhares de seguidores e publicou um um aplicativo e um livro best-seller. No entanto, conforme a popularidade cresce, começam a surgir dúvidas sobre a veracidade das alegações de Gibson. Investigações revelam que ela nunca teve câncer e que suas promessas não foram cumpridas.

Os seis episódios da minissérie são feitos a partir do livro The Woman Who Fooled The World (em tradução livre, “A mulher que enganou o mundo”, ainda sem edição brasileira), lançado em 2017 pelos jornalistas Beau Donelly e Nick Toscano, que desmascararam a rede de mentiras de Gibson.

Qual é a história real que inspira Vinagre de Maçã?

A história de Belle Gibson começa em 2010, quando quando ela divulga, em um fórum para gestantes, que recebeu um diagnóstico de tumor no cérebro e tem no máximo quatro meses de vida.

Então, ela começa a compartilhar sua rotina, afirmando que curou o câncer com uma série de procedimentos alternativos. Depois do enorme sucesso e de atrair uma série de seguidores, Gibson lançou o livro e o aplicativo The Whole Pantry, que reuniu receitas que supostamente curavam o corpo.

A mentira começou a ser desmascarada quandos os jornalistas Beau Donelly e Nick Toscano foram procurados por amigos de Gibson que suspeitavam das histórias contadas por ela. Depois das investigações, foi descoberto que ela mentia sobre doações para projetos beneficentes e que ela nem mesmo tinha realmente sido diagnosticada com câncer.

O livro de Belle Gibson acabou retirado de circulação e ela foi condenada a pagar uma multa de mais de 400 mil dólares australianos.

O que mais é verdade e mentira em Vinagre de Maçã

Belle Gibson lucrou com a mentira: verdade

Com o livro e o aplicativo de receitas, a influenciadora ganhou muito dinheiro. Ela prometia que os recursos eram doados para instiuições beneficentes, mas a investigação provou o contrário.

Em vez disso, Belle Gibson passou a viver uma vida de luxo. Ela alugou uma casa milionária, além de comprar um carro e roupas de grife.

Milla Blake: ficção inspirada na relidade

Segundo a Netflix, um dos objetivos da produção é mostrar como promessas milagrosas e supostamente eficazes e naturais divulgadas na internet podem ser perigosas.

O título é uma referência ao ingrediente que é muito recomendado por influenciadores como um suposto remédio, o que não tem nenhuma comprovação científica e ainda pode ser prejudicial para saúde.

Mostrando os riscos de se acreditar nesse tipo de recomendação, a série acompanha também a história da personagem Milla Blake. Embora fictícia, ela é inspirada em Jess Ainscough (Alycia Debnam-Carey), uma editora de revista que abandonou o tratamento contra o câncer para apostar em métodos alternativos e acabou morrendo por conta da doença.

Invasão em funeral: verdade

Em uma das cenas de Vinagre de Maça, Gibson invade o funeral de Milla chorando descontroladamente, deixando familiares e amigos da mulher desconfortáveis. A história realmente aconteceu após a morte de Jessica Ainscough.

Na ocasião, a influenciadora apareceu no funeral para mostrar “que estava mais abalada do que qualquer pessoa”, segundo os jornalistas. Embora Gibson e Ainscough realmente se conhecessem, as duas nunca foram amigas de verdade.

+++LEIA MAIS: Netflix confirma estreia da 5ª e última temporada de Stranger Things em 2025

TAGS: História, mentira, milla gibson, netflix, verdade, vinagre de maçã