Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Zoe Martinez destacou a importância da música brasileira e refletiu sobre o cenário cultural de Cuba
Cubana radicada no Brasil, a estudante de direito Zoe Martinez se destaca por publicar vídeos com forte posicionamento sobre Cuba, os quais criticam o comunismo e ditadura de seu país natal.
Grande defensora da democracia, Martinez conversou com a Rolling Stone Brasilsobre o cenário cultural de Cuba e destacou a importância da música brasileira no próprio processo de alfabetização, já que se mudou para o Brasil na juventude.
+++ LEIA MAIS: Rolling Stones lança show histórico em Cuba no YouTube; assista
Durante a entrevista, Martinez comentou sobre o rap “Patrya e Vida,” composto por Yotuel Romero, Descemer Bueno, pela dupla Gente de Zona e rappersMaykel Osorbo e El Funky. A canção se tornou hino das manifestações por questionar o governo de Cuba e denunciar a situação econômica na qual a ilha se encontra.
Para ela, o rap ganhou uma enorme repercussão e "chegou a todos os cubanos," sendo considerado um hino contra o sistema político atual de Cuba. Músicas respondendo “Patrya e Vida,” foram criadas e, segundo Martinez, toda essa movimentação dá força para “as pessoas começarem a se revoltar ainda mais.”
+++ LEIA MAIS: Bolsonaro critica comunismo em Cuba após protestos: ‘Tem gente no Brasil que apoia’
Martinez também comentou sobre a falta de criações no cenário cultural da ilha. A estudante relatou como antes da Revolução Cubana a produção musical era repleta de ritmos e danças, como Rumba e Bolero. Contudo, "após a revolução, nenhum gênero foi criado além do reggaeton,” explica.
Quando questionada sobre suas preferências na música brasileira, Martinez respondeu: “Gosto muito de Bruno e Marrone, tenho um carinho imenso por eles… Quando cheguei ao Brasil, me alfabetizei com as músicas deles." Além disso, Martinez revelou ser uma grande fã de Tim Maia.
+++ LEIA MAIS: 8 músicas LGBTQ+ da época da Ditadura Militar [LISTA]
Confira abaixo a entrevista completa com Zoe Martinez:
Ver essa foto no Instagram
+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS