Laura Finocchiaro
Novo trabalho da cantora é um elaborado mix de ritmos nordestinos
Artista militante das causas libertárias e participante da cena paulistana da década de 1980, a gaúcha Laura Finocchiaro traz neste sexto disco uma sonoridade nordestina, fazendo uso de viola, violão, sanfona, sax, alfaia, pandeiro, zabumba, triângulo e ganzá, mas longe de ser considerada “música regional”. Aqui, esse uso serve para reafirmar conexões com a música contemporânea dos grandes centros urbanos, mas de modo menos experimental que o disco anterior, Lauras (2009). O que está por trás da ideia de “copiar e colar” é uma crítica velada à tendência da massificação e da falta de originalidade que se observa nos produtos da indústria cultural. Das oito faixas autorais (com arranjos de Renato Bandeira, guitarrista da SpokFrevo Orquestra), entre forrós, cirandas, frevos e cocos, a voz pequena e firme de Laura define o conceito do disco em “Copy-Paste” e destaca-se em “Pandeiro de Prata”, que traz uma sensível participação do maestro Spok em pessoa, o saxofonista Inaldo Cavalcante de Albuquerque.
Fonte: Independente