Enquanto o diretor Giulio Petroni via a presença de Orson Welles em Tepepa (1969) como uma honra, o cineasta deCidadão Kane achava que participar do filme representava o fundo do poço de sua carreira. Mas Tepepa, presente nesta caixa de westerns italianos, está longe de ser infame. O herói revolucionário chamado Jesus (vivido pelo cubano Tomás Milián) aproveita o caos das lutas zapatistas no México para promover a reforma agrária à bala. A mesma contundência se vê em O Dia da Desforra (1966). A caçada a um bandido se desdobra em implicações articuladas com habilidade pelo diretor Sergio Sollima. O caçador de recompensas (Lee Van Cleef) nem percebe que está sendo manipulado por um senador para apagar seu rastro de sujeiras políticas. Fecham o pacote Dias de Ira (1967) e Cemitério sem Cruzes (1969). O primeiro, do diretor Tonino Valerii, transformou o ator Giuliano Gemma em astro, enquanto o segundo, dirigido por Robert Hossein, é um western inovador na forma como depura a ação com longas cenas de silêncio.
Fonte: Versátil