Chegando à quinta edição, o projeto segue resgatando produções que definem a essência do cinema noir. Cidade Nua (1948), de Jules Dassin, mostra a rotina do departamento de polícia de Nova York na procura por um criminoso em uma cidade caótica. Pânico nas Ruas (1950), de Elia Kazan, tem premissa semelhante ao retratar a urgência da caçada a um bandido (Jack Palance) contaminado com um vírus que ameaça dar início a uma epidemia pela cidade. Realismo cru pontua O Sádico Selvagem (1958), um tour de force de Don Siegel acompanhando os passos de um psicopata e seu mentor para reaver um carregamento de drogas. Esse trio é de primeira, mas não se deve menosprezar os outros filmes que completam o pacote: Cidade Tenebrosa (1954, de André de Toth), Cidade do Vício (1955, de Phil Karlson) e A Cidade que Não Dorme (1953, de John H. Auer). Há ainda o extra Uma Carta para Elia, documentário de Martin Scorsese sobre sua paixão pelo cinema de Elia Kazan.
Fonte: Versátil