Wagner de Assis
Renato Prieto, Rosanne Mulholland, Werner Schünemann
Nenhuma Substância
Os efeitos são bons, mas pouco se salva em fi lme inspirado em obra de Chico Xavier
Não espere muita coisa de Wagner de Assis. ele escreveu o roteiro de alguns filmes da Xuxa e dirigiu o pavoroso A Cartomante. Nosso Lar, seu projeto mais ambicioso, que vinha sendo batizado de “o Avatar Brasileiro”, é baseado em best-seller homônimo de Chico Xavier e recorre ao deslumbramento paliativo dos efeitos especiais, mas não escapa da estrutura truncada de uma narrativa rançosa. O filme conta a história do medico André Luiz, que, após sua morte, sente a dor e o sofrimento do purgatório até ser resgatado para uma cidade espiritual, onde aprende a trocar o individualismo materialista pela bondade e amor ao próximo. Com uma hierarquia burocrática vestida de branco etéreo, esse lar é tão gelado quanto a interpretação robótica dos atores e os movimentos enferrujados das câmeras. A forma rebuscada e o estilo rococó não conseguem encobrir a pobreza do roteiro e de sua dramaturgia engessada. Até a trilha sonora é didática e primária: não é o volume de som em maiores decibéis nos momentos dramáticos que vai transformar este filme pálido numa obra comovente.
Érico Fuks