Danny Boyle
Dev Patel, Freida Pinto, Anil Kapoor
Entre a realidade e o sonho, a controversa fábula de amor, poder e falta de dinheiro que conquistou o Oscar
Se retirarmos todas as semelhanças - movimentos de câmera, fotografia e flashbacks de crianças e sua vida de cão - entre Quem Quer Ser Um Milionário? e Cidade de Deus (2002), temos uma narrativa que se situa entre a curiosidade das produções ocidentais que buscam trajetórias de herói o mais originais possível e a fantasia pura dos roteiros bollywoodianos. Ao mostrar a vida de Jamal Malik, o "menino do chá" (equivalente a nossa moça do cafezinho) que está prestes a vencer o programa Who Wants to Be a Millionaire? (o Show do Milhão deles), Danny Boyle enquadra a mais complexa desigualdade. Rodado em uma favela de Mumbai, temos uma Índia que não está nos cartões postais - é a nação calcada na fé em seus deuses, mas que, diariamente, convive com a mais profunda desgraça diária - talvez por isso cause espanto quando locais não reconhecem o Taj Mahal e roubam os sapatos dos visitantes (que lá entram descalços) para vender nas ruas. Com a maior cidade indiana como pano de fundo, as cenas escancaram a eterna luta do "3º Mundo" contra o "mundo dos sonhos". Mas mesmo ambientado em um cenário inóspito, Quem Quer Ser Um Milionário? também tem espaço para focar em sentimentos valiosos - o personagem conta sua fábula triste e deixa transparecer uma busca obstinada por amor verdadeiro, personificado na figura da órfã Latika. Então, além de crítica social, temos romance, torcida e lágrimas alegres. E, como nas boas sessões da tarde indianas, tudo acaba em dança. Humpf, contei o final.
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