Woody Allen
Naomi Watts, Josh Brolin, Anthony Hopkins
Woody Allen retorna a Londres, mas não reencontra seu humor afiado
Depois de um rápido retorno à sua Nova York no divertido Tudo Pode Dar Certo, Woody Allen volta a Londres e lá realiza seu quarto trabalho. O humor do cineasta não casa bem com a capital inglesa. Afinal, seus melhores filmes nesta locação são os dramas criminais Ponto Final – Match Point e O Sonho de Cassandra; já a comédia fantasiosa Scoop – O Grande Furo e agora esta comédia romântica de título extenso pertencem aos filmes menores do prolífico realizador. Aqui, ele transporta para Londres a fórmula tipicamente nova-iorquina de muitos personagens verborrágicos e à beira de um ataque de nervos. Bons atores como Naomi Watts, Anthony Hopkins e Gemma Jones fazem o que podem, mas seus personagens, às voltas com crises de idade, de criatividade e de matrimônio, são desinteressantes, quando não irritantes, e protagonizam um deboche previsível em torno do charlatanismo espiritual. Há passagens engraçadas, mas isso é pouco vindo de um mestre – ainda mais se considerando que esta obra talvez tenha a conclusão mais flácida de toda a filmografia de Woody.
CHRISTIAN PETERMANN