Microsoft
Xbox 360
Um jogo de estratégia... que quase não exige estratégia
O herói master chief dá um tempo como salvador da franquia Halo e abre espaço para os soldadinhos de chumbo. Os tiros em primeira pessoa ficam de lado, e então humanos e covenants (aliens) fazem sua estreia na estratégia em tempo real. A má notícia é que os consoles não foram feitos para o comando elaborado de tropas (games desse estilo funcionam melhor no PC), portanto os controles são insuficientes e a visão do campo de batalha é limitada. A boa notícia é que Halo Wars é uma cria da renomada produtora Ensemble, que tem em seu currículo o clássico Age of Empires. Ou seja: cenários interessantes, recriação fascinante dos exércitos, tudo honrando com classe a biodiversidade de Halo. A produção de alto nível vai da conhecida trilha sonora até as autênticas partidas multiplayer via internet. No modo para um jogador, porém, você é cegamente guiado por ordens fracionadas, o que elimina o conceito estratégico. A guerra obriga que o jogador tenha mais agilidade do que raciocínio – este último, uma exigência quase em vias de extinção nos games atuais.