NEGOU

Hideo Kojima desmente rumores sobre adaptação de ‘The Matrix’ em videogame

O lendário designer japonês afirma que nunca recebeu proposta formal para desenvolver um game baseado na franquia, encerrando rumores de décadas

Redação

Hideo Kojima
Criador de Metal Gear Solid nega proposta das irmãs Wachowski para adaptar Matrix em videogame nos anos 90 pela Konami (Foto: Lorne Thomson/Redferns)

Hideo Kojima, criador dos icônicos Metal Gear Solid e Death Stranding, desmentiu recentemente qualquer envolvimento em uma adaptação oficial de Matrix (1999) para videogame. Ele declarou que “ninguém jamais me disse que tal conversa havia ocorrido”.

Relatos anteriores indicavam que as criadoras da franquia, Lana e Lilly Wachowski, teriam se reunido com Kojima e executivos da Konami Digital Entertainment para discutir uma adaptação em meados dos anos 90.

Segundo Christopher Bergstresser, ex-vice-presidente de licenciamento da Konami, as Wachowskis levaram um artista conceitual à reunião e disseram a Kojima: “Nós realmente queremos que você faça o jogo de The Matrix. Você pode fazer isso?”.

O então CEO da Konami, Kazumi Kitaue, teria simplesmente respondido com um “não”. “Aki traduziu para o senhor Kitaue, que olhou para eles e disse, ‘não’.”

O projeto nunca avançou. Nesta semana, a história ganhou novos capítulos quando Kojima afirmou não ter recebido nenhum contato formal ou contrato, encerrando oficialmente um dos rumores mais persistentes da indústria gamer.

Uma história de encontros e renúncias

O encontro teria ocorrido em 1999 no Japão, quando The Matrix estreava nos cinemas e Kojima já estava focado no desenvolvimento de Metal Gear Solid 2. Esta sobreposição de prioridades teria sido um dos principais fatores para o afastamento da proposta.

Kojima comentou em entrevistas que “eu vi The Matrix quatro vezes. Gosto deste tipo de obra. O que planejava fazer no meu próximo projeto, eles praticamente já fizeram para o filme”.

+++LEIA MAIS: Hideo Kojima: ‘Criar jogos é cansativo, mas sinto que estou realmente vivendo’

+++LEIA MAIS: Os 25 melhores jogos de PlayStation 2 de todos os tempos, segundo Rolling Stone

TAGS: Hideo Kojima