REFERÊNCIAS

Os 3 games clássicos que inspiraram a 5ª e última temporada de Stranger Things

Irmãos Duffer confirmam influência de títulos icônicos como Silent Hill, Resident Evil e Metal Gear Solid na construção dos novos episódios

Giovana Laurelli (@gii_laurelli)

Ross e Matt Duffer (da esquerda para a direita) e Hideo Kojima (Fotos: Mike Coppola/Getty Images e Rosdiana Ciaravolo/Getty Images)
Ross e Matt Duffer (da esquerda para a direita) e Hideo Kojima (Fotos: Mike Coppola/Getty Images e Rosdiana Ciaravolo/Getty Images)

Em um novo documentário especial da Netflix, os irmãos responsáveis pela criação de Stranger Things conversaram com Hideo Kojima, designer de games japonês responsável pela franquia Metal Gear.

Na conversa, Matt e Ross Duffer explicaram que, apesar de citarem frequentemente John Carpenter, Steven Spielberg e Stephen King como inspirações principais, os videogames sempre tiveram peso equivalente no desenvolvimento da série. “Os games sempre foram tão importantes para nós quanto essas outras referências”, afirmou Ross Duffer.

A série da Netflix é igualmente importante para Kojima, que acompanha os episódios assiduamente e compartilha de referências similares em seu trabalho. Stranger Things é uma série especial para mim. Fui muito influenciado por obras dos anos 80 – John Carpenter, por exemplo. Obras que incorporam elementos de ficção científica, terror, ação e faroeste. Cresci assistindo a essas obras que misturavam gêneros e era emocionante”, explicou Kojima durante o vídeo de dez minutos. “Stranger Things me trouxe nostalgia e me reconectou com as minhas raízes. Foi muito significativa.”

Ross Duffer afirmou que além da tríade de grandes influências, a cultura japonesa sempre foi muito presente na vida dos irmãos. O diretor explicou que a dupla também se inspirou em animes como Akira Elfen Lied, além de videogames: “Silent Hill realmente influenciou toda a aparência do Mundo Invertido e daquela outra dimensão. [Outra inspiração é] Resident Evil. E, claro, sua obra-prima, Metal Gear Solid, também. Todos esses foram tópico de discussão. Tudo foi filtrado pela perspectiva de como nos lembrávamos de tê-los visto e jogado pela primeira vez quando éramos jovens, mas eles foram tão importantes para Stranger Things quanto Spielberg.”

Matt complementou a fala do irmão explicando a importância do projeto de Kojima em suas vidas. “Tínhamos quatorze anos quando Metal Gear Solid foi lançado e ficamos absolutamente impressionados”, explicou. “Acho que um dos motivos pelos quais vocês nos influenciaram tanto foi porque era muito diferente de tudo o que estávamos vivenciando nos Estados Unidos, então nos permitiu, como duas crianças crescendo na Carolina do Norte, experimentar esse tipo de narrativa completamente diferente.”

Sobre o trabalho de Kojima, especificamente, Ross também comentou: “Acho que a sua ousadia é o que mais nos inspira.” Já Matt ressaltou que cada temporada de Stranger Things foi inspirada na maneira como as sequências do designer japonês nunca são uma “cópia fiel” do que ele fez antes. “Mesmo que tenha funcionado antes, você continua a evoluir, a expandir e a mudar. Você desafia a si mesmo e ao público, e é isso que tentamos fazer.”

O capítulo final de Stranger Things foi disponibilizado mundialmente na Netflix em 31 de dezembro de 2025. Confira o trailer do último episódio da série abaixo:

+++ LEIA MAIS: Reproduções de músicas de Prince disparam após final de ‘Stranger Things’

+++ LEIA MAIS: Final de ‘Stranger Things’ explicado: Saiba o que acontece com cada personagem principal

+++ LEIA MAIS: 16 curiosidades sobre Vecna e o Mundo Invertido de Stranger Things

+++ LEIA MAIS: Último episódio de ‘Stranger Things’ estreia na Netflix

Jornalista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Giovana é apaixonada por música, filmes e a intersecção entre cultura e política. Já foi bailarina e canta em bandas de soul, rock e pop desde a pré-adolescência. É editora de Cultura e Entretenimento no Jornal Contraponto, veículo laboratorial impresso da PUC-SP. Na Rolling Stone, escreve sobre música, cinema e cultura pop.
TAGS: irmãos duffer, john carpenter, Matt e Ross Duffer, Metal Gear Solid, resident evil, silent hill, Stephen King, Steven Spielberg, Stranger Things