Electronic Arts
PC
A série the sims ficou famosa por ser uma “versão vitaminada de um Tamagotchi para PC”. O jogador cuida de seu boneco como uma menina cuida de uma Barbie: vestindo-o com roupas bonitas, levando-o para ir ao banheiro ou dizendo a hora de dormir. Havia boas piadas e relações superficiais, mas era essencialmente uma casa de bonecas. The Sims 3, por outro lado, muda o enfoque para um experimento virtual-antropológico. Os personagens agora fazem as necessidades automaticamente e o jogador está ali para impactar de fato as pequenas vidas. A criação do personagem é mais interessante. Escolha uma menina que ama jazz e leitura e tente fazê-la namorar um atleta meio burro: a tentativa de sociabilização renderá diálogos memoráveis e sem sentido. As características também definirão desde pequenas manias a objetivos de longo prazo, que são moldados pelas experiências. Deixe seu bebê brincando muito com carrinhos e ele pode querer virar um piloto quando adulto. As pequenas missões e a melhoria gráfica dão finalmente à série uma cara de jogo de verdade, que qualquer viciado em estratégia ou estudioso amador de Freud e psicologia pode apreciar.
PEDRO BURGOS