6º ‘Circuito – Nova Música, Novos Caminhos’ reúne destaques da nova cena europeia e brasileira
Entre os dias 5 e 8 de março, a itinerância leva os portugueses do MAQUINA, a banda Exclusive Os Cabides e a revelação Janine para palcos de São Paulo, Americana, Sorocaba e Limeira
Giovana Laurelli (@gii_laurelli)
A sexta edição da itinerância musical Circuito – Nova Música, Novos Caminhos dá partida na programação cultural de 2026. Pela primeira vez com uma atração internacional e com uma nova cidade no roteiro, a realização da Vegas Cultural e curadoria de Lúcio Ribeiro ocorre entre os dias 5 e 8 de março.
Quem desembarca no Brasil com exclusividade junto ao Circuito – Nova Música, Novos Caminhos é a banda portuguesa MAQUINA, fazendo sua estreia no país. Para completar, o Circuito #06 contará com as atrações Exclusive Os Cabides, que integrou a lista Futuro da Música 2025 da Rolling Stone Brasil, e Janine, dois nomes potentes da nova cena nacional. Em cada parada, uma atração local sobe ao palco para completar o line-up. Os escolhidos para completar o evento são Julieta Social, em São Paulo; No Bass No Love, em Americana; Crise, em Sorocaba; e DRAMMA, em Limeira.
Ver essa foto no Instagram
O roteiro da itinerância começa por São Paulo (SP), no Cineclube Cortina, dia 5/3 (quinta-feira); segue para a Vibes, em Americana (SP), no dia 6/3 (sexta-feira); passa pelo Asteroid Bar, em Sorocaba (SP), no dia 7/3 (sábado), e tem como ponto de chegada o Nosso Galpão, em Limeira (SP), dia 8/3 (domingo) – cidade que recebe a programação pela primeira vez. Os ingressos antecipados serão disponibilizados para venda pela plataforma Blumie, com valores acessíveis, a partir de R$ 20. A classificação é 18 anos.
O Circuito – Nova Música, Novos Caminhos está em circulação desde 2025,e almeja fortalecer a experiência “on the road” (“pé na estrada”, na tradução livre) na cena brasileira. “Quando fortalecemos a ideia tão trivial para a música nova como o ‘on the road’, um pilar importante que artistas/bandas novos têm tanta dificuldade de implementar no Brasil, por várias razões, a gente percebe o quanto esses artistas/bandas crescem a olhos vistos e de uma maneira rápida, interagindo com novos públicos e com os outros artistas, experimentando uma bagagem de palco diária onde cada novo show é melhor que o do dia interior, entre outras coisas. Basta essa chance ser dada”, afirma Lúcio Ribeiro, idealizador e curador musical do Circuito.
“Após um ano e cinco edições, a gente sente que o Circuito atingiu aquela maturidade de projeto que atrai as pessoas não só pelas bandas, mas porque acham que o Circuito em si é um rolê imperdível”, completa o criador. Ribeiro ressalta em nota a importância do intercâmbio cultural entre os artistas escalados para o line-up, assim como entre o público e as casas de shows que integram o roteiro:”Estamos ansiosos para começar essa temporada de 2026, inclusive com uma banda internacional aqui na edição #06, a portuguesa MAQUINA. Acreditamos que isso acrescenta demais nas trocas, nas convivências com nossas bandas, ainda mais acompanhados da garotada boa do Exclusive os Cabides, de Santa Catarina, e da talentosíssima e ‘visual’ artista carioca da nova cena, a Janine. Olha o caldo que vai sair desses quatro dias ‘todo-mundo-junto’. Porque o Circuito, a gente não cansa de dizer, não é só a banda no palco e pronto. É todo o… Circuito”, afirma Ribeiro.
O trio de Lisboa, MAQUINA, é formado por João Cavalheiro, Tomás Brito e o brasileiro Halison Peres, traz na mala o repertório baseado em seus dois álbuns, Prata e Dirty Tracks For Clubbing, com os quais circularam em duas elogiadas turnês pela Europa. A sonoridade da atração é influenciado por krautrock, techno industrial, noise e outros elementos eletrônicos, e sua principal marca é o compromisso com a autenticidade, em especial nas apresentações ao vivo.
Já a banda catarinense Exclusive Os Cabides é uma das grandes promessas da cena brasileira, principalmente após o lançamento de Coisas Estranhas, álbum de 2024. O trabalho também foi lançado em vinil e recebeu elogios da mídia especializada, sendo incluído entre os 50 discos do ano pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte.
Além do repertório presente, os shows da Exclusive Os Cabides devem contar com as faixas do próximo EP. Com sua mistura de brasilidades e rock, os músicos Antônio dos Anjos (voz e percussão), João Paulo Pretto (voz e guitarra), Eduardo Possa (guitarra), Carolina Werutsky (bateria), e Maitê Fontalva (baixo) estão ganhandon notoriedade no circuito de festivais, integrando o lineup do Popload Festval no ano passado.
Janine, do Rio de Janeiro, completa o line-up. A artista tem circulado pelos palcos do Sudeste desde 2022, mas foi com o EP Muda, do ano passado, que seu trabalho obteve ainda mais repercussão na cena. O som da emergente Janine transita pela melancolia do rock-alternativo e repercute uma inquietação da artista em melodias vertiginosas e composições que “evocam preces íntimas urgentes”, como ela define. Janine subirá aos palcos do Circuito #06 com Valentim Frateschi (baixo) e Guilherme Santos (bateria).
Roteiro
5/3 – São Paulo – Cineclube Cortina
Araújo, 62 – República
Atração local: Julieta Social
Ingressos aqui
6/3 – Americana – Vibes Americana
Rua Dom Barreto, 811 – Paraíso
Atração local: No Bass No Love
Ingressos aqui
7/3 – Sorocaba – Asteroid Bar
Rua Aparecida, 737 – Vila Santana
Atração local: Crise
Ingressos aqui
8/3 – Limeira – Nosso Galpão
Rua Armindo Tank, 230 – Vila Anita
Atração local: DRAMMA
Ingressos aqui
Site: www.circuitonovamusica.com.br
Mais informações disponíveis nas redes sociais do Circuito
+++ LEIA MAIS: Circuito anuncia nova edição com shows gratuitos; datas, cidades, line-up e mais
+++ LEIA MAIS: Exclusive Os Cabides vivem o auge de ‘Coisas Estranhas’ e sonham em levar o rock catarinense para o mundo