AO VIVO

Zudizilla celebra 100 anos de Miles Davis em show no Sesc Carmo

A apresentação do rapper gaúcho é construída com base no disco “Doo-Bop” (1992)

Giovana Laurelli (@gii_laurelli)

Zudizilla no palco (Foto: Noelia Nájera)
Zudizilla no palco (Foto: Noelia Nájera)

Na próxima quinta-feira (29), o rapper e produtor musical Zudizilla leva ao palco do SESC Carmo seu novo show Zoo-Bop, inspirado pelo último álbum do lendário jazzista Miles Davis, Doo-Bop (1992). Em homenagem às artes negras e marginais por essência, a apresentação almeja mesclar o clássico e o rústico, o improviso e o sample e a sonoridade do trompete com o beat.

Em nota, o artista afirma que o projeto nasce de sua vontade de explorar e mesclar, cada vez mais, o jazz e a estética urbana proporcionada pelo rap. Não tenho a pretensão de me tornar pioneiro, muito pelo contrário, quero homenagear e revelar que essa mistura do clássico e do rústico é algo que permeia a mente de grandes gênios, nem mesmo Miles não conseguiu resistir à experimentação. É um trabalho que merece ser revisitado, que ele seja fonte de inspiração não só pros meus futuros passos, mas para todos os amantes dessas duas artes”, explica.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Zudizilla (@zudizilla)

Para construir o espetáculo, o rapper aposta nos instrumentais de Easy Mo Bee, produtor de hip hop que assina Doo-Bop ao lado de Davis. As faixas de Bee servem de base para as rimas já existentes na discografia de Zudizilla, adicionando o trompete orgânico e as teclas na construção do improviso do jazz. O resultado é uma releitura que transita entre o orgânico e as programações, característica marcante do trabalho do gaúcho.

 Nascido em Pelotas (RS), o rapper se inspira em diferentes estilos musicais à cada projeto, misturando o jazz e a cultura hip hop em um misto de referências e ideais da música popular brasileira. Além da música, o músico procura manter um olhar afiado aos seus projetos com diversas referências audiovisuais que personificam imageticamente suas rimas e canetadas. Em sua discografia, Zudizilla conta com um mixtape, dois EPs e cinco discos, trazendo sempre curtas-metragens ligados à obra. Ao longo de quatro anos, a trilogia Zulu foi um projeto de grande destaque em sua carreira. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Zudizilla (@zudizilla)

Entre as parcerias de destaque, Zudizilla já trabalhou com Luedji Luna, Emicida, Jonathan Ferr, Melly, Tuyo e o duo YOÙN. No ano passado, o rapper subiu pela primeira vez ao palco do Lollapalooza.

O trabalho de Davis sempre foi uma das inspirações principais do artista: “Miles é uma força criativa que nunca deixou de evoluir, independente de críticas. Ele é a fonte e eu sou como um artesão dos pequenos trechos recortados, reorganizados e que criam uma outra proposta melódica que desafiaria até mesmo ele próprio”, aprecia Zudizilla. “Nós dois temos um respeito enorme pela arte e entendemos que ela existe para ser experimentada ao seu limite. É natural que ele seja uma inspiração para mim, assim como sou um grande receptor de sua obra. Doo Bop me inspira, ‘Zoo Bop’ transpira Miles”. 

Serviço 

Data: 29 de janeiro de 2025

Horário: 19h

Local: SESC Carmo

Endereço: R. do Carmo, 147 – Sé, São Paulo – SP

Ingressos disponíveis no site do SESC Carmo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Zudizilla (@zudizilla)

+++ LEIA MAIS: Zudizilla abre noite histórica para De La Soul em São Paulo ao lado de Stefanie

+++ LEIA MAIS: Após sucesso no Lollapalooza, Zudizilla se apresenta no Sesc; saiba mais

+++ LEIA MAIS: O que faz o jazz ser tão especial, segundo Luedji Luna, Jonathan Ferr e Zudizilla

Jornalista em formação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Giovana é apaixonada por música, filmes e a intersecção entre cultura e política. Já foi bailarina e canta em bandas de soul, rock e pop desde a pré-adolescência. É editora de Cultura e Entretenimento no Jornal Contraponto, veículo laboratorial impresso da PUC-SP. Na Rolling Stone, escreve sobre música, cinema e cultura pop.
TAGS: miles davis, zudizilla