Biografias e histórias reais: 10 livros sobre grandes nomes da música brasileira
Selecionamos 10 livros incríveis que trazem a história de grandes artistas brasileiros
Redação Publicado em 23/10/2024, às 16h30
Que tal colocar a leitura em dia e aproveitar para conhecer a história de grandes cantores que marcaram o cenário musical brasileiro? Preparamos uma lista com 10 livros que prometem conquistar todos os fãs de Rita Lee, Belchior, Cazuza e muitos outros artistas. Dá uma olhada:
Do primeiro disco voador ao último porre, Rita é consistente. Corajosa. Sem culpa nenhuma. Tanto que, ao ler o livro, várias vezes temos a sensação de estar diante de uma bio não autorizada, tamanha a honestidade nas histórias. A infância e os primeiros passos na vida artística; sua prisão em 1976; o encontro de almas com Roberto de Carvalho; o nascimento dos filhos, das músicas e dos discos clássicos; os tropeços e as glórias. Está tudo lá. E você pode ter certeza: essa é a obra mais pessoal que ela poderia entregar de presente para nós.
Cazuza morreu em julho de 1990. Três meses depois, amigos montaram um tributo no Rio chamado "Viva Cazuza – faça parte desse show", cuja renda seria doada ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, referência em Aids naquela época. Quando Lucinha Araújo foi entregar o cheque, percebeu que sua atuação contra a doença não havia se encerrado com a morte do filho. Em "O tempo não para – Viva Cazuza", ela conta como tomou a frente da ONG que dá suporte a crianças e adolescentes portadores do HIV e qual era seu sentimento logo que a doença se tornou epidemia. A obra reúne histórias das crianças atendidas pela Sociedade Viva Cazuza, questionamentos da autora e depoimentos de pessoas que cruzaram e deixaram impressões na vida do cantor.
O músico e jornalista Arthur de Faria ilumina, nesta biografia, o gênio artístico da maior cantora brasileira de todos os tempos. O autor se detém nos anos de formação da menina Elis Regina em Porto Alegre antes narrar sua explosão nacional. Desfaz mitos de sua trajetória. Relata episódios saborosos ou dramáticos de suas parcerias e brigas. Fala de sua vida pessoal sem cair no sensacionalismo. E compartilha conosco, com bom-humor e ouvido apurado, uma interpretação original de tudo que ela nos legou, da mais obscura canção ao espetáculo mais deslumbrante.
Renato é poeta? Essa foi a questão que inspirou a pesquisa de Julliany Mucury, que no livro "Renato, o Russo" explora de forma única a trajetória de um dos mais importantes poetas e compositores da música brasileira. A obra revela as diversas facetas e significados que compuseram as personalidades de Renato Manfredini Jr. e do artista Renato Russo. Com uma década de coleta de dados e análise da obra do líder da Legião Urbana, a pesquisadora detalha o legado das poesias de Renato e sua contribuição para a cultura e o pensamento do Brasil.
Em seu emocionante livro de memórias, a viúva de Chorão narra a história de amor dos dois. Um dos maiores ícones do rock nacional, Alexandre Magno Abrão, o Chorão, conquistou o Brasil pela sua entrega na hora de compor e cantar. Essa mesma intensidade marcou a história de amor ímpar vivida com Graziela Gonçalves, que conta neste livro como o relacionamento de quase vinte anos dos dois a transformou para sempre. Com suas ideias e seu apoio, Grazi teve participação importante na construção do sucesso do Charlie Brown Jr. Foi a grande musa de Chorão, que escreveu inúmeras letras inspirado nela. Como companheira de Alexandre, passou com ele os melhores e os piores momentos, e o ajudou a enfrentar a dependência química, que o levou, tragicamente, à morte em 2013.
Mergulhe na vida e obra de um dos maiores ícones da música brasileira. Esta biografia detalhada oferece uma visão íntima e reveladora sobre o compositor que marcou gerações com sua poesia e melodia. Com uma narrativa envolvente, o autor conduz o leitor por uma jornada através dos momentos mais significativos da trajetória de Belchior, desde suas raízes no Ceará até o estrelato nacional.
A trajetória de um dos mais icônicos nomes da música brasileira. Como Raulzito, o garoto de classe média de Salvador que era fã de Elvis Presley, se transformou em Raul Seixas, um dos maiores ícones da cultura pop brasileira? Como o jovem sonhador, depois de “passar fome por dois anos na cidade maravilhosa”, conquistou as gravadoras e o grande público? E como o criador de “Maluco Beleza” e “Sociedade Alternativa”, responsável por versos que se confundem com a contracultura dos anos 1970, foi derrotado pelas drogas e pelo alcoolismo na década seguinte, mas sem deixar de produzir hits inesquecíveis?
8. Caetano - Uma Biografia, de Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco: Caetano - Uma Biografia
Caetano Veloso é um artista que não necessita de apresentações, mas sua história e suas múltiplas facetas ainda não foram totalmente exploradas. Enquanto existem obras que focam principalmente em sua fase Tropicalista, os períodos menos conhecidos de sua vida ainda precisam ser revelados. Assim, é essencial narrar sua trajetória de forma ampla e imparcial, com o respeito que o músico merece. Este livro é fruto de uma pesquisa de vinte anos dos autores e apresenta a história completa do carismático músico brasileiro, abrangendo todas as suas etapas com a mesma importância, proporcionando ao público a oportunidade de compreender e conhecer mais sobre Caetano Veloso.
Neste livro, o cantor Ney Matogrosso, um dos artistas mais respeitados do Brasil, lembra de momentos marcantes de sua trajetória pessoal e profissional, dos anos 1970, quando despontou no cenário nacional com a banda Secos & Molhados, até agora. Ele ressalta a importância de sua formação familiar – principalmente a relação conturbada com a autoridade do seu pai –, os lugares onde viveu pelo país, a forte conexão espiritual com a natureza, a experiência com as drogas, a certeza e o desejo de ser um artista realizado, o combate à censura e transgressão estética, a liberdade para lidar com sua sexualidade e seus amores, como a relação que viveu com Cazuza, a firmeza para lidar com as perdas da vida, e a leveza para lidar com o passar do tempo e se reinventar. Com cerca de 70 fotografias PB e dois cadernos de fotos coloridos, o livro contém ainda um anexo com toda a discografia do cantor.
No ensaio "A Todo Vapor – O Tropicalismo segundo Gal Costa", a pesquisadora Taissa Maia analisa o histórico e a carreira da cantora baiana, focando nos seus trabalhos como uma expoente tropicalista – aquela que levou o legado do movimento adiante –, para nos fazer revisar toda a bibliografia que não dá conta de colocar a artista no lugar onde ela sempre deveria ter estado, quando viva.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Rolling Stone pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade