Cinema em livros: 5 títulos que todo amante da sétima arte precisa ter
Se você é um amante do cinema, aproveite e adicione os livros sobre o tema em sua coleção
Redação Publicado em 11/10/2024, às 16h00
Se você é apaixonado por cinema e por todos os detalhes técnicos de produção, além das curiosidades, então você está no lugar certo! Todo amante da sétima arte precisa, além de filmes, ter livros que contam e ensinam os maiores segredos do mundo cinemático!
Analise os aspectos culturais, estéticos e aprenda mais sobre a formação das principais indústrias cinematográficas com os livros perfeitos que todo amante de cinema precisa ter. Confira a lista e não se esqueça de adquirir os seus favoritos através do Mercado Livre, hein?
Fruto de três anos de profundas pesquisas, este livro traz um viés inédito para o estudo do tema: o enfoque geográfico e cultural da sétima arte. Na primeira parte do livro, Franthiesco Ballerini explica como se formaram as principais indústrias cinematográficas do mundo, como Hollywood e Bollywood. Em seguida, passeia pelos movimentos cinematográficos mais emblemáticos do planeta – como o Neorrealismo italiano e a Nouvelle Vague francesa. Na terceira parte, o autor faz uma análise do melhor cinema feito em cada continente, especificando aspectos culturais, estéticos e de linguagem. Utilizando o didatismo que lhe é característico, Ballerini se dirige a estudantes de artes e comunicação, profissionais do cinema e do audiovisual, professores e artistas.
Contextualizada com cada momento histórico e escrita em linguagem clara e acessível, esta obra traz um panorama do cinema, desde a época em que seus inventores nem sabiam direito o que fazer com ele, até os dias de hoje, quando movimenta bilhões de dólares pelos cinco continentes.
A obra passeia com desenvoltura pelos principais “ismos” cinematográficos do mundo – Impressionismo, Expressionismo, Surrealismo, Realismo, Neorrealismo etc. –, ao mesmo tempo que conta como nasceu Hollywood, o que aconteceu quando os filmes começaram a falar, por que os alemães inventaram o filme de terror, por que os detetives do cinema usam capa e chapéu, como as duas Guerras Mundiais mudaram os filmes, por que o cinema francês é tão papo-cabeça, como a chegada da televisão mudou tudo, o que afinal é um blockbuster, onde entra o Brasil nessa história toda, e muitos outros temas e curiosidades sobre a chamada Sétima Arte.
Ilustrada com mais de 500 fotografias, esta obra clássica apresenta os conceitos e as técnicas consagradas da cinematografia. Os cinco Cs são: corte, composição, close-ups, continuidade e câmera: ângulos. Pioneiro das câmera, Mascelli aborda ainda os problemas mais comuns durante as filmagens e dá dicas fundamentais para a edição. Fundamental para os estudantes de cinema!
A obra nos conduz pelos aspectos da produção de um filme – do roteiro e elenco à edição de som – e explica como avaliar cada etapa do processo. Como saber se um filme foi bem escrito, para além de diálogos rápidos? O que constitui uma ótima atuação? O que torna uma fotografia, edição e edição de som notáveis? E o que realmente faz um diretor? A autora nos oferece essas respostas e nos mostra como a experiência de assistir a um filme pode ser muito mais rica do que imaginávamos. Apresentando curiosidades e entrevistas com atores e cineastas, Como falar sobre cinema vai ajudar você a enxergar o cinema sob uma luz totalmente nova – não apenas como fã, mas como um autêntico crítico de cinema.
A odisseia do cinema Brasileiro é um mergulho na história do cinema. Começando com os anos da Atlântida e passando pelo turbilhão criativo do Cinema Novo, este livro segue também pelo Tropicalismo, vai ao Cinema Marginal, aos anos da Embrafilme e dali até as indagações da “retomada”, no início dos anos 1990. O ponto de partida não é apenas a história dos filmes, mas o esforço construído ao longo de mais de cem anos para consolidar uma rede que envolve artistas, indústria e público em torno de um projeto comum. Se tal projeto funcionou, foi graças a uma verdadeira odisseia, retratada com maestria neste livro.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Rolling Stone pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade