Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Indica / Música

Rita Lee, Tribalistas e mais: 7 discos de grandes nomes da música nacional para colecionar

Selecionamos vinis de grandes artistas nacionais para quem deseja apreciar uma boa música

Redação Publicado em 07/10/2024, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vinis de grandes artistas nacionais para quem deseja apreciar uma boa música - Reprodução/Mercado Livre
Vinis de grandes artistas nacionais para quem deseja apreciar uma boa música - Reprodução/Mercado Livre

Que tal colecionar vinis incríveis de grandes nomes da música nacional? Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com vários discos de vinil de grandes artistas brasileiros, para você levar para casa e escutar suas músicas favoritas! 

Confira nossa seleção:

1. Secos & Molhados: https://mercadolivre.com/sec/18sWngJ

Em 1974, Secos e Molhados gravava o seu segundo e último álbum com a formação original. Mais elaborado e menos popular que o primeiro, como “definido” por Ney Matogrosso, o disco é composto por músicas de temática social como “O Doce e o Amargo”, “Preto Velho” e “Tercer Mundo”. 

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

2. Aqui, ali, em qualquer lugar, de Rita Lee: https://mercadolivre.com/sec/117vSm1

Neste álbum, Rita Lee interpreta sucessos dos Beatles em bossa nova de forma surpreendente, dando nova cara a sucessos consagrados. Produzido por Roberto de Carvalho com direção artística de João Augusto, o álbum traz as clássicos da maior banda de todos os tempos como “She Loves You”, “A Hard Days Night”, “I Want to Hold Your Hand”, “Lucy in the Sky with Diamonds”, entre outras. Rita canta também versões em português, feitas por ela, das músicas “In my Life”(“Minha Vida”), “If I Feel” (“Pra Você Eu Digo Sim”) e “Can´t Buy me Love” (“Tudo por Amor”), e versão bilingual de “Here, There and Everywhere” (“Aqui, Ali, em Qualquer Lugar”).

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

3. Novos baianos F. C.: https://mercadolivre.com/sec/2me4bEf

Depois do lançamento de “Acabou Chorare” a banda Novos Baianos se mudou para um sítio em Jacarepaguá e lá gravou o excelente “Novos Baianos F.C.” (1973). Nesse lugar eles viviam entre música e futebol, por isso deram esse título ao álbum. O disco traz 10 faixas inéditas com exceção de “Samba da Minha Terra”, de Dorival Caymmi. Entre as músicas estão “Sorrir e Cantar Como Bahia”, “Vagabundo não é Fácil”, “Os Pingos da Chuva” e as instrumentais “Alimente” e “Dagmar”, entre outras. 

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

4. Setevidas, de Pitty: https://mercadolivre.com/sec/17NMZ1Z

Gravado ao vivo, com todos os instrumentos tocados simultaneamente, o disco traz 10 faixas de autoria da Pitty. Entre elas, músicas como “Deixa Ela Entrar”, “Pequena Morte” e “Boca Aberta”, que ela assina com o guitarrista Martin. Com o restante da banda, que ainda conta com o parceiro de longa data Duda (bateria) e o novo membro Guilherme (baixo), a cantora escreveu “Olho Calmo”. O álbum termina com “Serpente”, música que traz influência indiana com a vocalização de um mantra.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

5. Memórias, crônicas e declarações de amor, de Marisa Monte: https://mercadolivre.com/sec/295rXi9

Produzido pela própria Marisa Monte em parceria com Arto Lindsay, o álbum foi um grande sucesso, alcançando rapidamente a marca de 1 milhão de discos vendidos e transformando a música “Amor, I Love You” (Marisa Monte/ Carlinhos Brown) num hit absoluto em todo o país. O disco, que ganhou o Grammy Latino de "Melhor Álbum Pop Brasileiro", traz ainda canções como “Não Vá Embora” (Marisa Monte/ Arnaldo Antunes) e “Gentileza” (Marisa Monte) e regravações como “Para Ver as Meninas” (Paulinho da Viola) e “O Que Me Importa” (Cury).

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

6. Voz e violão, de Nando Reis: https://mercadolivre.com/sec/1sPA8WA

Depois de muitos anos rodando o país com sua banda, Os Infernais, esse álbum traz o cantor, compositor e violonista como há tempos não se via: sozinho no palco com seu violão. Gravado ao vivo durante um show em São Paulo, o disco foi produzido pelo próprio Nando, mixado por Jack Endino (Seattle – EUA) e masterizado por Chris Hanzsek (EUA). Gravado de forma totalmente intimista, ele relembra sucessos de sua carreira e lados B, todos de sua autoria, entre elas “Relicário”, “Diariamente”, “Lamento Realengo” e “All Star”. O LP duplo traz, além das 14 faixas do CD, lançado pela Deck em parceria com o selo Relicário, mais duas exclusivas para esse formato: “Sou Dela” e “Um Simples Abraço”. 

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre

7. Tribalistas: https://mercadolivre.com/sec/1JcGq1V

Após inúmeros encontros em composições, produções, shows e gravações, Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes uniram-se em 2002 para gravar um disco juntos. O trio que recebeu o nome “Tribalistas” apresentava um álbum homônimo sucesso de crítica e público. Tornando-se rapidamente um dos destaques da discografia nacional, o disco foi produzido por Marisa Monte, com coprodução de Arnaldo, Brown e Alê Siqueira. Dentre as 13 faixas, estão os sucessos “Velha Infância”, “É Você”, “Passe em Casa” e “Já Sei Namorar”.

Reprodução/Mercado Livre
Reprodução/Mercado Livre


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Rolling Stone pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.