Em 1968, o nome Alan Smithee foi escolhido pelo Directors Guild of America para ser o pseudônimo de diretores que não se identificavam com o resultado do próprio filme, segundo o Los Angeles Times.
Quem é Alan Smithee?
O nome poderia ser usado por cineastas que não queriam os nomes deles em destaque nas telas, de acordo com o Los Angeles Times.
Como o pseudônimo era usado?
O site CRB aponta que Só Matando (1969) usou pela primeira vez o artifício quando o cineasta Don Siegel precisou terminar um filme dirigido inicialmente por Robert Totten.
Quando tudo começou
Para o Screen Rant, Smithee poderia ter sido creditado por Liga da Justiça (2017), depois de Zack Snyder sair da direção e Joss Whedon assumir - o que inspirou Liga da Justiça de Zack Snyder.
Um caso familiar?
Ao contrário de Snyder, que foi creditado como diretor nas duas versões de Liga da Justiça, muitos cineastas abriram mão do título e passaram para Smithee. Confira:
Os diretores de Alan Smithee
Dune (1984)
Algumas versões de Dune, de David Lynch, foram assinadas por Alan Smithee, segundo o CBR. Lynch assumiu o projeto e teve que fazer um único filme, quando desejava fazer dois.
Atraída Pelo Perigo (1990)
Com Jodie Foster, Joe Pesci e até mesmo Bob Dylan, o filme foi editado pelo estúdio sem o conhecimento do diretor Dennis Hopper, segundo o Screen Rant.
Os Pássaros 2 (1994)
O filme é uma sequência do filme The Birds, (1963), de Alfred Hitchcock. Segundo o Screen Rant, os críticos condenaram a produção por causa de Alan Smithee, que escondeu os créditos de Rick Rosenthal.
Supernova (2000)
Alan Smithee ganhou outros nomes nos anos 2000. Supernova contou mudanças de diretores, passou por Francis Ford Coppola e foi lançado por Walter Hill sob o pseudônimo de Thomas Lee, segundo o CinePop.
créditos: REPRODUÇÃO/tenor texto: Julia Harumi Morita EDIÇÃO: flávia alessandra