1º de dezembro é marcado como o Dia Mundial de Combate à Aids, mas o ano i nteiro devemos nos conscientizar sobre a doença e combater os estereótipos associados às pessoas com HIV positivo.
Existem muitas produções que retratam personagens HIV positivo e contribuem para o combate da desinformação sobre a doença.
E o entretenimento pode ajudar!
Na série, familiares e amigos de Marina culpam o ex-namorado dela pela personagem ser soropositiva, uma acusação que revela como alguns consideram que o vírus está ligado aos mais pobres.
Elite
O personagem Oliver Hamptom, namorado de Connor Walsh, descobre ser portador de HIV, e a série mostra como é possível manter um relacionamento normal com alguém soropositivo.
How To Get Away With Murder
No filme, Ron Woodroof, um homem heterossexual, é diagnosticado com Aids em 1 986 - época na qual a doença ainda era pouco conhecida. O longa segue a busca do personagem por tratamentos alternativos.
Clube de Compras Dallas
Freddie Mercury faleceu vítima de broncopneumonia, acarretada pela AIDS, em 1991. O filme retrata bem como a doença não tinha grandes tratamentos na época, o que fazia dela, muitas vezes, fatal.
Bohemian Rhapsody
Que apesar dos tratamentos terem evoluído muito de algumas décadas para cá, alguns preconceitos antigos ainda persistem - e devem ser combatidos com informação.
O que essas produções ensinam?
Paul McCartney versus John Lennon: Qual dos dois era o principal vocalista dos Beatles?