Apesar de ser parte inevitável da vida desde o nascimento da primeira molécula viva, a morte é, até hoje, um grande mistério.
inevitável e misteriosa
Apesar disso, o cinema, quando não banaliza esse tema em filmes de ação nos quais pessoas morrem com a naturalidade de folhas caindo das árvores, busca representar a morte através de um olhar inovador e inesperado.
Representação do inimaginável
Com isso em mente, buscamos exaltar cinco filmes que abordam a morte de forma criativa, seja com humor metalinguístico envolvido, ou espiritualidade.
Reflexão cômica ou espiritual
Esse filme do diretor argentino Gaspar Noé é basicamente um estudo cinematográfico sobre o que acontece após a morte, no qual a câmera funciona como a visão de um espírito vagando após deixar o corpo.
enter the void
(2009)
Clássico assinado pelo mestre Ingmar Bergman, o longa dá corpo e rosto à morte, que desafia um cavaleiro para uma partida de xadrez, na qual a própria vida está em jogo.
o sétimo selo
(1957)
Dirigido por Tim Burton, o filme foge da seriedade que anda de mãos dadas com a morte, e aborda o mundo dos mortos com humor.
beetlejuice
(1988)
Outro filme da lista que parte para o lado cômico da morte, essa produção, que conta com astros como Peter Dinklage, Zoe Saldana, Chris Rock e Martin Lawrence cria mistério e confusão em um momento um tanto quanto crucial da vida. Ou da morte?
Morte No Funeral
(2007)
Mais um nessa lista para mostrar que a morte e a própria busca pelo sentido da vida, podem ser temas ao mesmo tempo hilários e reflexivos, orquestrados pela maestria criativa do grupo britânico de comédia.
Monty Python: O Sentido da Vida
(1983)
No link abaixo, falamos um pouco mais sobre esses filmes que abordam a morte de maneira criativa.