Wes Anderson possui um estilo próprio muito fácil de reconhecer, e quando assistimos a um filme dele, sabemos imediatamente que se trata de uma obra do cineasta.
Estilo próprio
Os filmes de Anderson formam um universo próprio. As técnicas e particularidades do cineasta são perceptíveis no enquadramento, direção de arte e até mesmo na escolha dos atores.
Técnicas e particularidades
Premiado, foi indicado várias vezes ao Oscar por Os Excêntricos Tenenbaums (2001), O Fantástico Sr. Raposo (2009), Moonrise Kingdom (2012), O Grande Hotel Budapeste (2014) e Ilha dos Cachorros (2018).
Artista renomado
Confira cinco motivos para os filmes de Wes Anderson serem únicos:
Obras únicas
Simetria
A simetria é uma das características mais marcantes dos filmes de Wes Anderson, seja em planos com um único ator e um cenário simples, ou muitos personagens com uma paisagem recheada de detalhes.
Simetria
O diretor revelou o desejo de ser arquiteto se não fosse cineasta, e isso explica muito da estética dos filmes, nos quais trabalha ao lado do diretor de fotografia Robert Yeoman.
Atores
Wes Anderson costuma trabalhar com os mesmos atores e a direção dele costuma guiar algumas das melhores atuações da carreira dos protagonistas.
Atores
Excêntricas e teatrais, as performances dão um ar original às produções de Anderson. Bill Murray, Owen Wilson, Jason Schwartzman, e Willem Dafoe são artistas recorrentes nos projetos do diretor.
Paleta de cores
Além do enquadramento, o cineasta não deixa de lado a direção de arte. Os filmes dele costumam ter uma paleta de cores saturadas ou pastéis, as quais acompanham todo o filme.
Paleta de cores
As cores servem para mudar a interpretação dos telespectadores. Por exemplo, em O Grande Hotel Budapeste, o passado é representado por cores como amarelo e verde, e o presente pelo rosa e azul.
Roteiro
O diretor sempre conta com colaborações de amigos na hora de escrever o roteiro e divide a narrativa em atos - uma estrutura parecida com a de peças de teatro.
Roteiro
Os diálogos são peculiares e revelam personagens bem construídos. Conflitos familiares, a incompreensão e crianças agindo como adultos são temas e situações recorrentes nas obras.
Tracking Shots
Wes Anderson é um dos diretores que controlam várias partes da produção. Ele escreve o roteiro, participa da direção de arte e fotografia. Com isso, utiliza a mesma técnica regularmente.
Tracking Shots
O cineasta acompanha os personagens andando com a câmera em um trilho, como tracking shot. Esse estilo de filmagem pode ser vista em The Darjeeling Limited (2017) ou Moonrise Kingdom (2012).
Como a vida de Quentin Tarantino demonstra amor pelo cinema? De empregado em locadora ao Oscar: