Não é uma tarefa fácil O luto é um momento tão delicado que representar ele no cinema de forma não superficial e com a emoção necessária pode ser bem difícil.
Mas existem filmes que fizeram um ótimo trabalho! E a Rolling Stone Brasil separou esses filmes com cenas de luto emocionantes para você conferir. Ah...e vale dizer que pode conter spoilers, hein? Então, cuidado!
No início, Drew Baylor recebe a notícia que o pai morreu e não fica muito abalado. Mas, ao fim, o jovem aproveita o momento a sós com as cinzas do pai para realmente sentir o luto e se dividir entre lágrimas e risadas.
Tudo Acontece em Elizabethtown (2005)
Ao mesmo tempo que a animação retrata as aventuras do pequeno Russell na viagem para a América do Sul, ela mostra o processo de luto de Fredricksen, que faz de tudo para poder realizar um antigo sonho da falecida parceira.
Up Altas Aventuras (2009)
Depois de passar a franquia sendo considerado um vilão, Snape se revela um dos mais leais a Dumbledore. O luto demora para chegar, mas o arco de redenção fez todos se emocionarem.
Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 (2011)
Estrelado por Leonardo DiCaprio, o longa conseguiu construir bem a narrativa do misterioso Jay Gatsby que, apesar de atrair muitos convidados para as festas exuberantes da mansão dele, teve um funeral vazio e triste.
O Grande Gatsby (2013)
Em 2020, Greta Gerwig desconstruiu a narrativa linear do clássico literário e fugiu do clichê ao retratar a morte de Beth e o luto de Jo, a irmã mais velha que agia como “protetora” da jovem.
Adoráveis Mulheres (2019)
No filme, vemos Tim criar um vínculo único com o pai, que o ensina como aproveitar cada pequeno momento da vida. Por isso, é difícil conter a emoção quando vemos que nem mesmo a habilidade extraordinária da família pode adiar a morte do pai.