Quo Vadis, Aida? é um filme da Bósnia-Hezergovina indicado ao Oscar 2021 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Vale a pena conhecer o longa- metragem, apesar dele não ter levado o prêmio.
Quo Vadis, Aida?
Aclamado pela crítica, o longa acompanha os esforços da tradutora da ONU Aida (Jasna Đuričić) na pequena cidade de Srebrenica durante a Guerra da Bósnia em 1995.
História
Não é à toa que o filme chegou ao Oscar. Com uma história forte, um desempenho encantador da atriz Jasna Đuričić e uma fotografia espetacular, Quo Vadis, Aida? soma 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Crítica
Para aqueles que ainda não conhecem o intenso, profundo e complexo filme, listamos 6 motivos para assistir Quo Vadis, Aida?:
Motivos para assistir
Jasna Đuričić
Jasna Đuričić tem um desempenho espetacular como Aida. A atriz mostra as peculiaridades, singularidades, força, imperfeições e angústias da tradutora da ONU com profundidade e complexidade.
Narrativa intensa
A narrativa angustiante, realista e imparcial dá um tom desesperador à história de Aida e de Srebrenica. Não é um filme fácil de assistir, é desesperador e devastador, por isso é tão necessário e admirável.
Fotografia
Com imagens cinematográficas que soam como cenas documentais devido à incrível elaboração, a fotografia de Quo Vadis, Aida? é um dos principais acertos do filme.
História
Quo Vadis, Aida? apresenta uma história necessária e urgente, que combinada aos elementos da narrativa, expõe o terror, o desespero e angústia da realidade de diversas famílias da Bósnia naquela época.
Sensibilidade
A partir da história íntima e familiar guiada por Aida e para além do desespero da Guerra, o filme traz momentos emocionantes de sensibilidade e humanização, em geral, da protagonista.
Roteiro Potente
Quo Vadis, Aida? se desenrola lentamente e os eventos acontecem gradualmente. Isso ocorre devido ao potente roteiro, que busca causar reflexão nos telespectadores ao longo de todo o filme.
Oscar 2021: 6 motivos para assistir Quo Vadis, Aida?, indicado a Melhor Filme Estrangeiro [LISTA]