O conceito é simples: o personagem olha para a câmera ou conversa diretamente com o público, revelando pensamentos íntimos sem precisar se expor para os outros personagens em cena.
A quebra da quarta parede
Este recurso cinematográfico é versátil e ganha novas facetas cada vez que é adaptado para uma narrativa. Por exemplo, The Office e Fleabag usam a quebra da quarta parede de maneiras bem diferentes.
Simples e versátil
Se você é daqueles que adora se sentir cúmplice do protagonista, confira a lista da Rolling Stone Brasil de seis séries que quebram a quarta parede.
6 séries que quebram a quarta parede
Um Maluco no Pedaço (1990)
O seriado estrelado por Will Smith usa este recurso apenas em alguns momentos específicos para dar destaque a algumas reações e realçar um momento cômico.
Sex and the City (1998)
Carrie faz comentários para o público durante a primeira temporada. Porém, os primeiros episódios serviram como um teste para o recurso, que deixou de ser usado a partir da segunda temporada.
The Office (2005)
The Office é filmado no estilo de um mocumentário e acompanha a vida dos funcionários da Dunder Mifflin, que frequentemente dão entrevistas e trocam olhares com a câmera.
Community (2009)
Os alunos da Universidade Comunitária de Greendale demonstram ter consciência de que estão dentro de um programa de televisão por meio de números musicais e olhares nada discretos para câmera.
Chewing Gum (2015)
O enredo de Chewing Gum é engraçado por si só, mas a série fica ainda mais hilária com as interações de Tracey com a câmera, que ressaltam a personalidade excêntrica e inocente da protagonista.
Fleabag (2016)
E se o protagonista mantivesse uma conversa contínua com o público? Fleabag interrompe quase todas as conversas para fazer comentários e transforma o espectador em cúmplice dos pensamentos dela.
gifs: VIA TENOR texto: Julia Harumi Morita EDIÇÃO: flávia alessandra