O tempo e o cinema Clássicos de outras décadas nem sempre envelhecem bem. Ao analisar algumas obras atualmente, é possível perceber diversos elementos que hoje em dia certamente não seriam aceitos.
O passar do tempo Com isso em mente, selecionamos sete clássicos que carregam conteúdo problemático.
Meninas Malvadas
Esse clássico adolescente é repleto de esteriótipos, como o gay afeminado, a menina que recusa feminilidade e por isso deve ser lésbica, pessoas bonitas são burras, a África é um único país e não um continente multicultural, gordofobia e sexismo.
Ace Ventura
É perto do fim que esse clássico da Sessão da Tarde comete seu pior erro: transfobia. Ao se dar conta de que beijou uma mulher trans, Ace Ventura vomita, escova os dentes obsessivamente faz um verdadeiro escândalo.
Indiana Jones e o Templo da Perdição
Repleto de estereótipos, o filme mostra falta de respeito acerca de culturas asiáticas, e também falta de pesquisa. O exemplo mais evidente é a utilização da Deusa Kali como representação do submundo.
Gatinhas e Gatões
John Hughes é considerado o pai dos filmes adolescentes da década de 80, mas o longa de estreia do diretor possui cenas extremamente problemáticas, como por exemplo um abuso implícito.
Jack
Estrelado por Robin Williams, esse filme aborda de forma extremamente infantilizada e insensível a Síndrome de Werner.
Beleza Americana
Bom, um filme no qual Kevin Spacey interpreta um homem que deseja a colega menor de idade da filha já não parecia algo muito ok na época. E agora, após as acusações contra o ator, parece menos ainda.
Um Robô em Curto Circuito
Aparentemente inofensivo, esse filme faz uso do infame brown face, já que o protagonista, um personagem indiano, é interpretado pelo ator branco Fisher Stevens, com direito a maquiagem para fazê-lo parecer indiano.