Steven Spielberg é um dos maiores nomes do cinema dos anos 1980 e 1990. E.T., Jurassic Park, Goonies… Sucessos infindáveis!
Por isso, no final dos anos 1990, quando Harry Potter e a Pedra Filosofal entrou em pré-produção, ele era um nome bastante óbvio para a cadeira de diretor.
Mas… A história que ele queria era totalmente bizarra. E, ainda bem, nunca deu certo. saiba como Spielberg quase dirigiu - e arruinou - Harry Potter:
A autora dos livros era bem rígida em relação à adaptação. Tinha regras bem claras de como Hogwarts e os alunos deveriam parecer
J. K. Rowling
Embora flexível em outros aspectos, Rowling insistiu em quatro pontos: manter a aparência dos personagens, ter um elenco britânico, ser fiel ao enredo e não “tirar” a história da Inglaterra.
As exigências
Dezenas de diretores foram cogitados para o cargo. Alguns negaram; outros, Rowling rejeitou. Pouco antes da pré-produção, porém, um nome parecia certeiro: o famoso Steven Spielberg!
A escolha perfeita
A Warner estava em êxtase! Rowling parecia animada. Até, claro, Spielberg apresentar o projeto. Ele quebrou as quatro exigências da autora de Harry Potter.
Desentendimentos
A ideia de Spielberg era juntas os quatro primeiros livros de Harry Potter em um único filme. Aqui, Hogwarts seria nos EUA, e a história seria uma animação, para poder criar fielmente as magias e efeitos especiais.
Mas que doidera!
Porém, para Rowling, o ápice foi a escolha de Spielberg para o protagonista: Joel Osment, astro-mirim de A.I.: Inteligência Artificial e O Sexto Sentido. Ele é loiro - enquanto Harry tem cabelos negros.
Esse não é Harry
Spielberg, então, abandonou o projeto. “Meus filhos achavam que eu estava louco. Os livros eram muito populares, então deixei o projeto sabendo que seria um fenômeno. Mas não faço filme porque eles serão fenômenos... Faço quando me afetam de alguma maneira” - disse o diretor.
Bye, bye, bye
No final das contas, o escolhido para Pedra Filosofal foi Chris Columbus, de Esqueceram de Mim. O diretor sabia trabalhar com crianças, e soube dar ouvidos à autora - e criou o mundo mágico de Harry Potter que muita gente conhece hoje.