Pole Dance: Dança do Poder é um dos documentários da Netflix, lançado em fevereiro de 2021. De alto nível e com muitas reflexões, a produção traz uma viagem pelo universo dessa modalidade da dança.
O documentário
A história
No filme, da diretora e produtora Michèle Ohayon com uma equipe formada por mulheres, acompanhamos uma série de alunas da academia The S-Factor, da professora de pole dance Sheila Kelley.
O formato
Em uma mescla de imagens de aulas, depoimentos das diversas alunas, e da própria Sheila Kelley, o documentário busca refletir sobre a relação das mulheres com o corpo.
Mulheres
A ideia do documentário é desconectar o pole dance dos clubes de strip-tease - que, em uma sociedade machista patriarcal, são direcionados para homens brancos cis héteros sexualizarem mulheres.
Reflexões
O filme quer refletir e apresentar ao público a incrível força do pole dance. A produção mostra como a dança pode ser a cura para muitas mulheres - constantemente inferiorizadas pela sociedade.
As aulas
As aulas de Kelley são sessões de terapia, em que as mulheres se sentem à vontade para se despir - física e emocionalmente - e, a partir disso, serem fontes de empoderamento umas para as outras.
Experiências
Juntas, as alunas encontram confiança suficiente para revelar as histórias - traições, abuso sexual, inseguranças, e outros - e refletem sobre como a sociedade quer controlar o corpo delas.
Significado
Toda a questão acerca do significado do corpo da mulher é bem trabalhada no documentário, principalmente por ser uma produção criada por mulheres. É incrível o poder do filme de causar identificação.
Conheça
Prepare-se para se emocionar com as histórias e se aventure pela cultura do pole dance. Pole Dance: Dança do Poder está disponível na Netflix.
Ama dança? Conheça o poderoso e comovente documentário da Netflix, Pole Dance: Dança do Poder