A empresa norte-americana Gallup realizou uma pesquisa para determinar qual é a banda mais popular: Kiss ou Led Zeppelin.
São eles!
Na enquete, Kiss ganhou. Ace Frehley e Peter Criss foram eleitos melhor guitarrista e baterista, mas Paul Stanley, vocalista, não concordou com o resultado, de acordo com o Cheat Sheet.
Ídolo dos ídolos
Em seu livro Face the Music: A Life Exposed (2014), Stanley revelou como se inspirava em Robert Plant e no Led Zeppelin em geral. Sentia que a banda havia transformado o blues em algo inédito.
Ego vs talento
Stanley também aproveitou para ressaltar que, na maioria das vezes, Frehley e Criss não enxergavam a diferença entre os próprios egos e suas habilidades reais.
Que exposição!
‘Quase nunca eram seres sencientes, não ligavam e estavam muito f****** para tocar os instrumentos sem esforço extremo ou alguém para ajudá-los,’ disse Stanley.
Equilíbrio
Para Stanley, a banda deveria desprezar os críticos que negligenciavam a música do Kiss, mas precisavam afastar quem os chamasse de deuses. Frehley e Criss não concordavam, gostavam dos elogios.
Stanley sincero
‘A mídia reforçava o que pensavam: eram músicos de primeira linha. Claro, Ace poderia ter sido um, mas matou seu talento - além do corpo e cérebro - com álcool e drogas,’ afirmou Stanley.
História de sucesso
Apesar da modéstia de Stanley, o Kiss é uma das maiores bandas do rock. O disco Alive! (1975) acabou na 305ª posição da lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos da Rolling Stone EUA.
Paul Stanley diz que Kiss poderia continuar sem ele e Gene Simmons: ‘É maior do que qualquer integrante’