Steven Patrick Morrissey, mais conhecido pelo sobrenome, se tornou ícone indie como vocalista do The Smiths e, depois do fim da banda, seguiu com uma bem-sucedida carreira solo - é um dos poucos artistas com músicas no Top 10 do Reino Unido em três décadas diferentes.
Ao longo dos anos - e mais recentemente -, contudo, Moz foi acusado de racismo, machismo, supremacista, nacionalista, xenófobo e muito mais. Para se defender, inclusive, ele criou um site para publicar entrevistas e declarações próprias.
...a falastrão de extrema-direita
"brexit"
Quando o resultado do referendo do Brexit foi anunciado, Morrissey disse ter achado “magnifico”. Para ele, a saída do Reino Unido da União Europeia seria uma ótima maneira de “ajudar a manter a identidade da cultura britânica”.
Harvey Weinstein e Kevin Spacey
Em entrevista ao site Spiegel Online, Morrissey disse que Harvey Weinstein e Kevin Spacey – ambos denunciados por abuso sexual e assédio – estavam sofrendo uma “caça as bruxas”. “Se tudo deu certo e isso [o assédio] deu a elas [vítimas] uma ótima carreira, elas não falariam sobre isso.”
mais de spacey
Sobre Spacey, Moz foi específico: “Até onde eu sei, ele estava em um quarto com um menino de 14 anos. Kevin Spacey tinha 26 e o garoto, 14... Quando você está no quarto de alguém, você tem que estar atento no que aquilo pode levar. Para mim, este é o motivo de nada disso parecer ter credibilidade. Me parece que Spacey está sendo atacado sem necessidade.”
barack obama
Em participação no programa online Larry King Now, nos Estados Unidos, o cantor declarou: “Obama é branco por dentro? Essa é uma questão muito lógica. Eu acho que ele provavelmente é”.
ataque terrorista na noruega
Em 2011, meses após um atentado terrorista em Olso, Noruega, onde 77 pessoas morreram, Morrissey bradou para seu público, durante uma apresentação em Varsóvia, Polônia: “Isso não é nada se comparado com o que acontece com o McDonald’s e no Kentucky Fried todos os dias”.