Como Michael Jackson conseguiu os direitos das músicas dos Beatles?

.

Parece maluco pensar que Michael Jackson teve o direito das músicas dos Beatles, mas isso realmente aconteceu.

isso não é lenda

Tudo começou com um acordo mal feito entre Lennon e McCartney em 1963. Foi criada uma distribuidora para as músicas deles, a Nothern Music. Só que um editor chamado Dick James tinha 50% dos direitos da empresa - Paul e John tinham 20% cada.

Jovens e ingênuos

Dois anos depois, em 1965, a Nothern Music se tornou uma empresa pública e os Beatles perderam ainda mais dos direitos da empresa. Quando a Nothern Music foi vendida para ATV Music, o grupo não conseguiu comprar de volta os direitos e ficou ainda mais para escanteio.

menos porcentagem ainda

Aí que o contrato fica horrível. O acordo incluía todas as músicas feitas pelos Beatles até 1973. Quando os Beatles chegaram ao fim, em 1970, eles buscaram uma forma de se livrar disso e controlar as próprias músicas solo.

E com o fim dos Beatles?

Durante todo o imbróglio do término da banda, os Beatles estavam exaustos. Eventualmente, eles deixaram para trás todo o conteúdo produzido pela banda para se terem direito das próprias músicas solo.

Os Beatles abriram mão do catálogo

Paul McCartney tinha uma carreira solo de sucesso e logicamente se uniu a Michael Jackson para gravar algumas músicas. Nesses encontros, por exemplo, foi criada "Say Say Say"

E, então, nos anos 80…

Paul McCartney mencionou ao Rei do Pop que não tinha mais os direitos das músicas dos Beatles - eles, na época, pertenciam ao catálogo da ATV Music, que faliu.

Em um papo descontraído

Com a quebra da ATV Music, Michael Jackson abocanhou 250 músicas da parceria Lennon-McCartney no leilão do catálogo da empresa - além dos direitos de canções de Bruce Springsteen, the Rolling Stones, Elvis Presley e mais.

Michael Jackson,
o espertinho

Entenda os motivos que levaram os Beatles ao fim

leia mais

Click Here

texto: pedro antunes
edição: vitor gomes