Lembra de chegar da escola nos ]anos 2000, ligar o top hits da MTV e ver lá só músicas que davam vontade de chorar?
Entre 2000 e 2010, a música mainstream era ou emo, ou pop punk. Ou ambos, na maioria das vezes.
Relembre os 10 clipes mais icônicos do estilo na década de 2000 - um para cada ano:
O trio usou o clipe para tirar sarro de todos os clichês de boyband que faziam sucesso absoluto no final dos anos 1990, como NSYNC e Backstreet Boys
“All The Smalls Things”, Blink-182 (2000)
Basicamente, um monte de adolescentes se divertindo e fazendo idiotices. O estilo das roupas nos leva de volta imediatamente.
“Fatlip,” Sum 41 (2001)
Do disco de estreia da banda, “Perfect” mostrava o Simple Plan tocando no telhado de uma casa enquanto vários adolescentes sofriam no quarto. Mais emo? Não dá.
“Perfect”, Simple Plan (2002)
O clipe divertido e colorido levou a banda aos topos pela primeira e única vez. Mas bastou para introduzir Fountains of Wayne na playlist de gente mais “cult”.
“Stacy’s Mom,” Fountains of Wayne (2003)
Um superclipe de 12 minutos mostra a história de Saint Jimmy, protagonista da opera rock do disco American Idiot. A última cena mostrava o menino pichando um banheiro com sangue. Inesquecível.
“Jesus of Suburbia”, Green Day (2004)
A banda explodiu com o disco de lançamento. Nesse, um casamento é arruinadopor Brendon Urie e companhia, pois eles desmascaram a traição da noiva.
“I Write Sins, Not Tragedies”, Panic! At the Disco (2005)
A parada dos mortos e o visual sombrio marcou o My Chemical Romance - e muito do estilo emo em si, com suas maquiagens e visual.
“Welcome to the Black Parade,” My Chemical Romance (2006)
A transformação de Avril em uma menina mais animada e cor de rosa. Foi o vídeo mais visto do YouTube durante anos, além de o campeão de pedidas na MTV.
“Girlfriend,” Avril Lavigne (2007)
O clipe mostrava várias imagens de shows do quarteto britânico, e foi a faixa mais popular no Brasil (embora a banda já fosse sucesso no exterior).
“Falling in Love”, McFly (2009)
Em um ano que o novo pop de divas dominava as rádios, o emo despedia- se. Mas não antes de Paramore fazer muita gente chorar com esta faixa.
“Only Exception”, Paramore (2010)
texto: yolanda reis edição: tamires baldessin EDIÇÃO: via tenor/divulgação