10 músicas natalinas de Mariah Carey (quase) tão boas quanto 'All I Want for Christmas Is You'
De versões alegres de clássicos de natal à baladas melancólicas que tocam o coração, essas músicas também merecem um lugar no cânone natalino de Carey
De Tim Chan, da Rolling Stone
Publicado em 24/12/2024, às 11h00Artigo publicado em 22 de dezembro de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.
É a época de ser alegre e ninguém traz alegria aos seus fãs — e sim, alegria ao mundo — como Mariah Carey. A atual Rainha do Natal tem dominado as festas desde os anos noventa, com o lançamento de seu hit festivo, “All I Want for Christmas Is You”. Lançada pela primeira vez em 1994, a música celebra seu 30º aniversário este ano e se tornou obrigatória no rádio, em serviços de streaming e em festas de fim de ano (também atingiu novamente o número um nas paradas — uma posição que ocupou nos últimos cinco anos consecutivos).
Mas o catálogo de Natal de Carey é maior do que apenas uma música. Na verdade, a cantora e compositora gravou mais de duas dúzias de faixas natalinas ao longo de sua carreira, a maioria delas aparecendo em Merry Christmas de 1994 e Merry Christmas II You de 2010. Embora algumas das músicas sejam covers, muitas também são faixas originais escritas pela própria artista.
À medida que entramos em outra temporada de férias, a Rolling Stone destaca algumas das canções de Natal menos conhecidas de Carey. De versões alegres de canções de natal clássicas a baladas melancólicas que tocam suas cordas do coração, aqui estão dez das melhores canções de Natal de Mariah Carey alémde "All I Want for Christmas".
10. The Star
“Hero” pode ser a balada inspiradora mais conhecida de Carey, mas a cantora ofereceu uma melodia esperançosa para as festas de fim de ano em 2017 com “The Star”, uma faixa crescente, conduzida por piano, do filme de animação de mesmo nome. Inspirada pela Estrela de Belém da história da natividade, Carey incentiva os ouvintes a “seguir aquela estrela acima de você, caso o mundo tente derrubá-lo”.
Com uma entrega sincera (e uma participação especial dos gêmeos de Carey, Moroccan e Monroe nos segundos finais da faixa), a música pode ter sido lançada para o Natal, mas é um hino edificante cuja mensagem ressoa o ano todo. Os críticos adoraram o single da trilha sonora também, com "The Star" indicada para Melhor Canção Original no 75º Globo de Ouro.
9. Lil Snowman
Carey coescreveu essa música com Harvey Mason Jr. para a trilha sonora de seu filme de animação natalino de 2017, que acompanha o desejo da pequena Mariah por um cachorrinho no dia de Natal. Semelhante à atemporalidade de "All I Want for Christmas Is You", "Lil Snowman" exala apelo retrô, com sua linha de guitarra inspirada no surf rock e tilintar no estilo Little Richard nas teclas. Enquanto Carey é mais conhecida por seus estilos R&B, "Lil Snowman" mostra um lado mais corajoso de sua voz, o que torna a audição natalina animada, ao mesmo tempo em que torna o álbum alt-rock não tão secreto da cantora ainda mais intrigante.
8. When Christmas Comes
Uma música original gravada para Merry Christmas II You, Carey mais tarde relançou a faixa R&B como um dueto com John Legend. Apoiada por uma banda de metais ao vivo e uma linha de baixo animada, a música se acomoda em um groove com pegada soul que ilumina jantares e reuniões de feriados, ao mesmo tempo em que oferece um lembrete para "mandar nossas preocupações e cuidados para longe" durante esta época do ano. Embora não seja tão instantaneamente cativante quanto alguns de seus outros materiais, "When Christmas Comes" é uma queima lenta com apelo atemporal e merece um lugar no cânone de feriados de Carey.
7. Christmas (Baby Please Come Home)
Darlene Love pode ter cantado originalmente “Christmas (Baby Please Come Home)”, mas Carey foi quem a levou a novos patamares após incluir o hit de Phil Spector em Merry Christmas, de 1994. Agora um padrão em todos os seus shows de fim de ano, a versão de Carey amplifica as letras suplicantes da melodia de rock comovente, ao mesmo tempo em que exibe sua voz multifacetada.
E enquanto Love originalmente alfinetou Carey por usar o título de "Rainha do Natal", a lendária cantora mais tarde mudou de tom depois que Carey revelou a inspiração por trás da gravação de "Baby Please Come Home". "Eu ouvia essa música todo ano, e era uma homenagem a Darlene Love, a Rainha do Natal ", disse Carey, acrescentando que "[Love] pode ter esse título para sempre".
6. O Come All Ye Faithful/Hallelujah Chorus
Carey se juntou à sua falecida mãe, Patricia, em seu segundo álbum de Natal para este medley devocional, que combina "O Come All Ye Faithful" com "Hallelujah Chorus" de Handel. Carey lidera com a conhecida canção de natal antes de Patricia — uma cantora de ópera treinada — entrar com o refrão sagrado da parte II de "Messiah" de Handel.
Embora Carey tenha escrito sobre um relacionamento às vezes tumultuado com sua mãe em suas memórias de 2020, as coisas são alegres e brilhantes neste dueto, com ambas as vozes se misturando em perfeita harmonia. Precisa de mais provas do vínculo mãe-filha? Reveja o especial de Natal de Carey de 2010 na ABC, onde as duas cantaram essa música juntas pela primeira — e única — vez ao vivo. Enquanto Carey fecha a faixa com seu famoso apito, Patricia é vista parada ao lado de sua filha superstar, radiante de orgulho.
5. Christmas Time Is in the Air Again
Carey escreveu “Christmas Time Is in the Air Again” com o famoso compositor da Broadway e de cinema Marc Shaiman, e o resultado é uma melodia cintilante que é perfeita para trilhas sonoras de dias nevados na cabana e noites na cidade ao luar. Embora tenha sido lançada em seu álbum de 2010, Merry Christmas II Yo, “Christmas Time” é uma balada arrebatadora e nostálgica, graças ao seu acompanhamento orquestral e aos vocais melosos de Carey, tão doces quanto torta de nozes. Como ela canta na faixa brilhante, “O sonho é compartilhar essa alegria do Natal com vocês o ano todo, e não esperar até a manhã em que o Natal estiver no ar novamente.”
4. Jesus Born on This Day
Carey nunca foi tímida sobre sua fé — veja “Fly Like a Bird ” de The Emancipation of Mimi (2005) ou os estilos abertamente gospel de “Heavenly (No Ways Tired / Can't Give Up Now)” de Me. I Am Mariah… The Elusive Chanteuse de 2014 — mas seu álbum de estreia de Natal marcou uma das primeiras vezes em que a cantora de voz potente conseguiu realmente se soltar e se inclinar para seu lado espiritual. Enquanto o encerramento do álbum “Jesus, Oh What a Wonderful Child” eleva o refrão ao máximo, é o pungente “Jesus Born on This Day” que realmente mostra o motivo da temporada. Apoiada por um coral infantil e pela entrega apaixonada de Carey, a música começa como um hino moderno antes de ascender a um testamento completo de louvor. A história do Natal nunca soou tão divina.
3. O Holy Night
'O Holy Night' é uma daquelas canções de natal que muitos cantores tentam, mas poucos conseguem fazer justiça. Carey de alguma forma consegue não apenas conquistar a música, mas também torná-la sua. Aqui, a Rainha do Natal também é a Rainha do Melisma, mergulhando em cada nota com abandono e zelo. Uma pausa instrumental dá à diva tempo suficiente para firmar seus vocais, antes que a música seja varrida em um grand finale de tons de assobio que levam o hino aos céus. Quando se trata de 'O Holy Night', a versão de Carey se eleva acima do resto.
2. Joy to the World
“Precisamos de alegria mais do que nunca”, Carey proclamou na parada de Los Angeles de sua Christmas Time Tour de 2024, que ocorreu poucos dias após Donald Trump vencer a eleição. Embora ela tenha ficado amplamente fora da briga política, ela seguiu sua declaração com uma interpretação empolgante desta clássica canção de Natal, que a cantora transforma de um clássico da igreja em um hino pronto para a balada. Carey grunhe, rosna e avança com força pela faixa de quatro minutos de duração, exibindo sua voz multi-oitava enquanto um coro de apoio adiciona um toque de apelo gospel. Quer você tenha tido um ano para esquecer ou esteja festejando, a versão de Carey de “Joy to the World” traz boas novas para todos nós.
1. Miss You Most (at Christmas Time)
Em sua essência, “All I Want for Christmas” é uma música melancólica, com Carey lamentando o pensamento de outro feriado passado sozinha. Embora seja frequentemente interpretada como uma canção de amor, a letra da música perene do topo das paradas da cantora tem mais em comum com uma balada melancólica, contando a história de alguém que está desesperada para que seu amor volte para casa. “Eu não me importo com os presentes debaixo da árvore de Natal”, ela lamenta, “Papai Noel, você não vai, por favor, trazer meu bebê para mim?”
O mesmo sentimento ecoa em “Miss You Most (At Christmas Time)”, um destaque solene e terno do álbum de sucesso Merry Christmas de Carey. As letras confessionais parecem páginas de um diário — “Todo mundo está sorrindo, o mundo inteiro está se alegrando e todos estão se abraçando, exceto você e eu”, a cantora murmura — e a entrega da cantora carrega as palavras com nuances emocionais em vez de bombásticas. É uma das músicas mais bonitas que Carey já escreveu, com uma mensagem sincera que é muito identificável nesta época do ano. “All I Want for Christmas” pode ser seu hino natalino, mas esta canção de natal desanimada mostra que a diva pode estar no topo de seu jogo, seja festivo ou desamparado.
+++LEIA MAIS: Mariah Carey comemora retorno aos palcos autografando o seio de Rihanna
+++LEIA MAIS: 'All I Want For Christmas Is You', hit de Mariah Carey, tem brasileiro na composição