Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

21 anos de Is This It - primeiro álbum do Strokes chega à 'maioridade'

Com os singles "Hard to Explain" e "Last Nite", Is This It levou The Strokes ao sucesso

Redação Publicado em 31/07/2022, às 12h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa It This is. (Foto: reprodução)
Capa It This is. (Foto: reprodução)

Há 21 anos o The Strokes lançava seu primeiro disco Is This it(2001), com os singles "Hard to Explain", "Last Nite","Someday" e "New York City Cops", a banda ganhou destaque ao misturar Indie Rock, Punk e Garage Rock.

Is This it teve alta repercussão no ano de seu lançamento e é o trabalho de maior sucesso do grupo. Com mais de 2 milhões de cópias vendidas mundialmente é considerado como o disco que "salvou o rock."

+++ LEIA MAIS: The Strokes voltaram a ser bons ou o mundo que enfim ficou esquisito como eles?

Na época, o objetivo do The Strokes era que o album soasse despretensioso e 'sujo' e se inspiraram em bandas como Velvet Underground e Ramones utilizando apenas três microfones na bateria para capturar “um som explosivo”.

Inclusive a banda dispensou o produtor Gil Norton, responsável por ter produzido o Pixies por achar o resultado “pretensioso demais" e chamou Gordon Raphael, responsável pela primeira demo da banda para retomar o posto (via NME). Os Strokes ganharam aclamação da crítica e atenção comercial.

+++LEIA MAIS: Postura de Julian Casablancas no palco preocupa fãs: 'intervenção'


Capa 

A imagem da capa do disco que mostra a foto do corpo de uma mulher nua usando uma luva apoiada em seu quadril, foi tirada de forma espontânea pelo fotografo Colin Lane no momento em que sua ex-namorada saiu do banho.

Nos Estados Unidos a capa foi alterada para uma outra com uma foto de partículas subatômicas e, de acordo com empresários do Strokes, foi uma decisão da própria banda, incluindo uma suposta declaração de Julian Casablancas que, ao telefone, teria dito que “achou uma imagem muito mais legal que a foto da bunda” para a capa do álbum. (via TMDQA)