LISTA

22 grandes músicos de rock que completam 80 anos em 2026

Levantamento inclui ícones do gênero como John Paul Jones (Led Zeppelin), David Gilmour (Pink Floyd), Patti Smith e Robby Krieger (The Doors), entre outros

Igor Miranda (@igormirandasite)

David Gilmour, do Pink Floyd, em 2024 - Foto: Francesco Prandoni / Getty Images
David Gilmour, do Pink Floyd, em 2024 - Foto: Francesco Prandoni / Getty Images

Diversos músicos nascidos na década de 1940 ajudaram a moldar o rock nos anos 1960 e 1970, épocas consideradas triviais para o desenvolvimento do gênero. Aqueles que vieram ao mundo especificamente em 1946 celebram o 80º aniversário em 2026.

A lista a seguir homenageia 22 músicos que agora se tornam octagenários. São lembrados gigantes como John Paul Jones (Led Zeppelin), David Gilmour (Pink Floyd), Patti Smith e Robby Krieger (The Doors), entre outros.

Confira!

22 grandes músicos de rock que completam 80 anos em 2026

John Paul Jones (nasceu em 3 de janeiro de 1946): Baixista e tecladista britânico, foi membro do Led Zeppelin, atuou como arranjador e músico de sessão antes e depois da banda, participou de projetos como Them Crooked Vultures e lançou trabalhos solo e colaborações.

Robby Krieger (nasceu em 8 de janeiro de 1946): Guitarrista americano, conhecido por integrar The Doors. Escreveu canções importantes para o grupo e transitou entre rock, blues e ritmos latinos no seu fraseado. Após o fim dos Doors, seguiu carreira solo e em projetos colaborativos.

Aynsley Dunbar (nasceu em 10 de janeiro de 1946): Baterista inglês, atuou desde os anos 1960 em bandas como The Mojos, The Aynsley Dunbar Retaliation e trabalhou como membro ou músico de sessão de John Mayall, Frank Zappa, Jeff Beck, Journey, Whitesnake e muitos outros.

Tony Kaye (nasceu em 11 de janeiro de 1946): Tecladista inglês, membro fundador do Yes, participou das formações iniciais da banda e, após sair, trabalhou em estúdio e em outros projetos musicais. Retornou ao grupo entre 1983 e 1996.

David Gilmour (nasceu em 6 de março de 1946): Guitarrista e cantor inglês, tornou-se membro do Pink Floyd em 1968. Seja por seus vocais melódicos ou linhas de guitarra repletas de feeling, consolidou-se como um dos músicos mais importantes da história do rock. Além da banda que o consagrou, lançou álbuns solo.

Andy Bown (nasceu em 27 de março de 1946): Músico inglês, toca teclado e guitarra, é conhecido pela longa associação com o Status Quo como membro de estúdio e ao vivo.

Dave Hill (nasceu em 4 de abril de 1946): Guitarrista inglês, integrante do Slade desde a formação, figura reconhecida pelo visual do palco e importância na cena glam rock britânica.

Bill Kreutzmann (nasceu em 7 de maio de 1946): Baterista americano, cofundador do Grateful Dead e membro central na história do grupo, atuando em suas várias formações e projetos derivados após a morte de Jerry Garcia.

Donovan (nasceu em 10 de maio de 1946): Cantor escocês, figura notória do folk britânico e da cena psicodélica nos anos 1960.

Dave Mason (nasceu em 10 de maio de 1946): Guitarrista e inglês, membro fundador do Traffic, trabalhou como músico de sessão e lançou-se ainda em carreira solo.

Robert Fripp (nasceu em 16 de maio de 1946): Guitarrista inglês, fundador do King Crimson, reconhecido por técnicas inovadoras e colaborações com David Bowie, Blondie, Brian Eno, Peter Gabriel, Daryl Hall e muitos outros.

Tony Levin (nasceu em 6 de junho de 1946): Baixista americano, trabalhou com Peter Gabriel e King Crimson, é bastante requisitado como músico de sessão e tocou ainda com Liquid Tension Experiment, John Lennon, Richie Sambora, Pink Floyd, Stevie Nicks e mais.

Noddy Holder (nasceu em 15 de junho de 1946): Vocalista e guitarrista inglês, principal voz do Slade e autor de sucessos do glam rock britânico. Liderou a banda durante seu auge comercial nos anos 1970.

Andy Mackay (nasceu em 23 de julho de 1946): Saxofonista e tecladista inglês, cofundador do Roxy Music, contribuiu com arranjos de sopro e texturas que marcaram o som do icônico grupo de art rock.

Don Powell (nasceu em 10 de setembro de 1946): Baterista inglês, conhecido por seu papel no Slade, participou de praticamente todas as atividades da banda até 2020.

Daryl Hall (nasceu em 11 de outubro de 1946): Cantor americano, metade da dupla Hall & Oates, um dos projetos de maior sucesso das décadas de 1970 e 1970. Trabalhou ainda com Robert Fripp, Dusty Springfield e mais.

Chris Slade (nasceu em 30 de outubro de 1946): Baterista galês, tocou em diversas bandas de rock. Notabilizou-se por integrar o AC/DC entre 1989 e meados dos anos 1990, além de um breve retorno na metade da década passada. Tocou ainda com David Gilmour, The Firm e mais.

Martin Barre (nasceu em 17 de novembro de 1946): Guitarrista inglês, responsável pelo instrumento na lendária banda prog Jethro Tull por décadas. Também desenvolveu uma carreira solo.

Carmine Appice (nasceu em 15 de dezembro de 1946): Baterista americano, influente no heavy metal, atuou em bandas como Vanilla Fudge e Cactus e trabalhou ainda com Ozzy Osbourne, Rod Stewart e mais.

Edgar Winter (nasceu em 28 de dezembro de 1946): Músico americano, multi-instrumentista, líder do Edgar Winter Group. É irmão do também icônico músico Johnny Winter, falecido em 2014.

Patti Smith (nasceu em 30 de dezembro de 1946): Cantora e poetisa americana, figura central do punk e do rock alternativo, lançou álbuns influentes para a música alternativa e também é autora de obras literárias.

Clive Bunker (nasceu em 30 de dezembro de 1946): Baterista inglês, primeiro a assumir o instrumento no Jethro Tull, participou dos primeiros álbuns da banda antes de seguir em trabalhos como músico de estúdio e em outros projetos.

+++ LEIA MAIS: A pior época do Pink Floyd, segundo David Gilmour
+++ LEIA MAIS: John Paul Jones era muito importante para o Led Zeppelin, diz engenheiro de som
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: david gilmour, Donovan, Jethro Tull, John Paul Jones, king crimson, Led Zeppelin, Patti Smith, Pink Floyd, robby krieger, Robert Fripp, slade, the doors, Tony Kaye, yes