A segunda edição do festival aconteceu no ano de 1994 e contou com nomes como Green Day, Aerosmith, Metallica, Red Hot Chili Peppers e Nine Inch Nails
Um dos festivais mais icônicos de todos os tempos, Woodstock '94 completa 30 anos nesta segunda, 12. A segunda edição do festival - que aconteceu pela primeira vez e 1969 e foi um marco na história da música - contou com nomes como Green Day, Aerosmith, Metallica, Red Hot Chili Peppers eNine Inch Nails no line-up. Como na primeira versão, não faltam boas histórias, relembre cinco delas.
Como já contamos aqui, o Green Day fez um dos shows mais inesquecíveis da carreira neste festival. À época do festival, a banda havia lançado o disco Dookie (1994), considerado um dos melhores do grupo até hoje. Pesar de terem performado por cerca de meia hora, o show no Woodstock contou com guerra de lama, além dos fãs invadirem o palco. “O Mike [Dirnt] chegou a ser abordado por um segurança. Ele estava tão sujo que não sabiam quem era. Ele quebrou o dente e trincou o cotovelo! Foi muito exagerado, se você ver o vídeo. O cara agarra o Mike e joga ele no chão, e era um segurança enorme!”, relembrou Tré Cool durante participação em festival.
+++LEIA MAIS: Pintura rara de Bob Dylan vai a leilão por R$ 1 milhão
A lama também esteve presente na apresentação do Nine Inch Nails. Dessa vez, no entanto, a ideia de se sujar partiu dos próprios músicos, que resolveram brincar de lutinha na terra antes de subir ao palco. E foi assim que eles subiram ao palco, sujos, mas cheios de energia.
Alguns nomes que estiveram na versão original do festival voltaram à edição de 1994. Foi o caso de Steven Tyler, Joey Kramer e Joe Perry, do Aerosmith. A banda se apresentou na madrugada do segundo dia de festival e cantou clássicos como "Dream On," além de fazer covers de Beatles e Fleetwood Mac.
+++LEIA MAIS: Morre Bobbi Ercoline, símbolo do Woodstock e capa do disco, aos 73 anos
Outra banda que se apresentou em 1994 foi a Red Hot Chilli Peppers. Na ocasião, os músicos subiram ao palco vestidos como lâmpadas. Em determinado momento, o guitarrista Dave Navarro — que à época era o responsável pela guitarra da banda — tocou de uma forma que lembrava um dos grandes nomes da edição de 1969: Jimi Hendrix.
O músico jamaicano Jimmy Cliff — um dos maiores nomes do reggae — também marcou presença na segunda edição de Woodstock. O ícone da música não subiu ao palco sozinho, ele trouxe consigo outros nomes importantes do gênero, como Rita Marley, Eek A Mouse e Shabba Ranks.
+++LEIA MAIS: Limp Bizkit volta as paradas musicais após documentário sobre Woodstock 99