O HOMEM FALOU

5 descobertas da 1ª entrevista de Nicko McBrain desde saída do Iron Maiden [LISTA]

Ícone da história do heavy metal, baterista de 72 anos se afastou das turnês da banda após mais de quatro décadas na formação

Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 06/02/2025, às 18h06
Nicko McBrain - Foto: Jesse Grant / Getty Images for NAMM
Nicko McBrain - Foto: Jesse Grant / Getty Images for NAMM

Fim do silêncio. Nicko McBrain concedeu sua primeira entrevista desde o afastamento do Iron Maiden, confirmado em dezembro após dois shows em São Paulo.

O baterista de 72 anos sofreu um mini-AVC e isso prejudicou sua performance. É a principal razão para seu afastamento — que não é completo, apenas das turnês, pois segue listado como integrante oficial.

A vaga de McBrain será ocupada nos shows por Simon Dawson. O baterista trabalha com o baixista do grupo, Steve Harris, no British Lion, além de ter tocado com The Outfield e vários outros nomes.

Em entrevista ao Chaoszine (via Blabbermouth / site Igor Miranda), Nicko desabafou sobre suas limitações físicas em função da idade avançada e, em especial, o mini-AVC. Ele também revelou o momento exato em que considerou se aposentar e ainda revelou um de seus planos para o futuro: lançar uma autobiografia.

Confira, abaixo, cinco revelações de Nicko McBrain em sua primeira entrevista depois da aposentadoria do Iron Maiden.

Em tópicos: Nicko McBrain se manifesta

1) Quando ele decidiu pela aposentadoria

Nicko McBrain revelou ter emoções confusas em relação à aposentadoria, mas definiu a decisão como fácil. Afinal de contas, ele sentia que não conseguia entregar mais o que se esperava dele.

Com relação ao momento em que decidiu se aposentar, ele disse:

“Eu meio que tomei uma decisão quando chegamos à América do Norte [possivelmente em outubro de 2024, para uma das últimas etapas da turnê mais recente] e conversei com os caras sobre isso, principalmente Steve [Harris, baixista e líder], e depois com os empresários. E todo mundo disse: ‘Ok. Se é isso que você quer fazer, nós entendemos’, considerando minha deficiência, desde meu derrame [mini-AVC sofrido em 2023] e tudo o mais.”

Ele complementa:

“Então, acordo alguns dias e fico tipo: ‘Vou perder a próxima turnê e não vou poder sair na estrada’. Foi uma decisão fácil, mas eu queria poder continuar tocando com os caras. Eu queria estar em plena forma.”
O baterista Nicko McBrain, do Iron Maiden
O baterista Nicko McBrain, do Iron Maiden - Foto: Ralph Notaro / Getty Images

2) Desejo de aposentadoria era mais antigo

Apesar de ter comunicado aos colegas sua decisão em 2024, Nicko McBrain pensava em se aposentar desde 2023. Em janeiro do ano citado, ele sofreu um mini-AVC. Porém, ele segurou a onda para não atrapalhar a turnê The Future Past.

“Foi algo que eu tinha pensado em 2023. Eu estava pensando depois do fim daquela etapa da turnê: ‘Bem, devo anunciar isso para a banda então?’. Mas eu pensei: ‘Não, eu vou passar pela turnê The Future Past e então veremos. Vamos tirar isso do caminho primeiro’. E quando chegamos na turnê norte-americana [em outubro de 2024], eu pensei: ‘É hora de pendurar as chuteiras, Nick’. Não foi uma decisão fácil e eu tenho dias bons e dias ruins — onde penso que não estarei mais no palco —, mas foi a melhor.”

3) Dificuldade para fazer turnê

A turnê The Future Past não foi nada fácil de se fazer. Nicko McBrain foi submetido à agenda comum do Iron Maiden, em nada ajustada por sua condição.

“Foi. Nesta, nós mantivemos o mesmo tipo de cronograma: dia de show, dia de viagem, dia de show, dia de viagem, dia de show, um ou dois dias de folga, dia de viagem, esse tipo de coisa. Isso me pegou. Foi bom no ano retrasado, em 2023. E ainda foi bom em 2024, mas senti que não conseguiria dar 100%, certamente em ‘The Trooper’ e outras músicas. E nos viramos, passamos por isso bem, mas senti que não estava conseguindo conduzir a banda como queria.”
Iron Maiden em 1985
Iron Maiden em 1985; Nicko McBrain é o primeiro à esquerda - Foto: Ross Marino / Getty

4) Frustração

Nicko McBrain pode soar como uma máquina na bateria, mas ainda é um ser humano. Ele admitiu ter se sentido muito frustrado com sua condição atual.

“Quando você se acostuma a ser capaz de fazer algo por, tipo, 50 anos de sua carreira… Deus me deu um derrame, mas eu ainda estou aqui. Eu ainda estou de pé dois anos depois. Mas eu tive muita sorte no fato de ter ótimos terapeutas que me ajudaram nisso no começo. O sentimento que eu tinha era frustração, porque eu sabia que eu podia fazer as coisas, mas eu não conseguia fazer, fisicamente ou mentalmente, porque há muita coisa mental acontecendo.”

5) Autobiografia vem aí

De forma breve, Nicko McBrain confirmou os planos de lançar uma autobiografia. Não há outras informações além de sua intenção. Ele apenas disse:

“Sim, estamos à beira disso. Tem sido falado sobre isso. Fique de olho neste tópico.”
Iron Maiden em 2023 - Foto: Kevin Mazur / Getty Images for Power Trip
Iron Maiden em 2023 - Foto: Kevin Mazur / Getty Images for Power Trip

De volta aos palcos

Pela primeira vez desde o afastamento do Iron Maiden, Nicko McBrain foi visto tocando em público o instrumento que o consagrou. A ocasião era especial: um evento beneficente no estado americano da Flórida que arrecadou fundos para a HomeSafe, instituição que auxilia vítimas de violência doméstica e abuso infantil (via Blabbermouth).

Nicko foi o apresentador do evento, promovido no fim de janeiro, e ainda assumiu as baquetas para uma versão de “Brown Sugar”, dos Rolling Stones. Ele, vale a insistência, mostrou que é como andar de bicicleta: continua tocando muito bem.

Assista a vídeos a seguir.

Também na Flórida, McBrain participou de uma sessão de fotos com fãs no restaurante Rock N Roll Ribs, do qual é um dos proprietários. Desde 2009 o local está em funcionamento e atrai fãs de churrasco e, claro, Iron Maiden (via site Igor Miranda).

Nicko McBrain se afasta das turnês do Iron Maiden

Após ter enfrentado problemas de saúde como um câncer na laringe (já superado) e um mini-AVC (do qual ainda não se recuperou plenamente), Nicko McBrain confirmou na manhã de 7 de dezembro que irá se retirar das turnês. Todavia, segue envolvido com a banda. Simon Dawson, membro do British Lion — projeto paralelo do baixista e líder do Maiden, Steve Harris —, ocupará a vaga do músico de 72 anos.

Leia a seguir o comunicado de Nicko McBrain sobre seu afastamento das turnês do Iron Maiden:

"Declaração de Nicko McBrain: Após muita consideração, é com tristeza e alegria que anuncio minha decisão de me afastar da rotina do estilo de vida de turnês extensas. Hoje, sábado, 7 de dezembro, em São Paulo, será meu último show com o Iron Maiden. Desejo muito sucesso à banda daqui para frente.
No entanto, continuarei firmemente como parte da família Iron Maiden, trabalhando em uma variedade de projetos que meus empresários de longa data, Rod Smallwood e Andy Taylor, têm em mente para mim. Também estarei trabalhando em uma variedade de projetos pessoais diferentes e me concentrando em meus negócios e empreendimentos existentes, incluindo The British Drum Company, Nicko McBrain's Drum One, Titanium Tart e, claro, Rock-N-Roll Ribs!
O que posso dizer? Fazer turnê com o Maiden nos últimos 42 anos tem sido uma jornada incrível! Para minha devotada base de fãs, vocês fizeram tudo valer a pena e eu amo vocês! Para minha devotada esposa, Rebecca, vocês tornaram tudo infinitamente mais fácil e eu amo vocês! Aos meus filhos, Justin e Nicholas, obrigado por entenderem as ausências e eu amo vocês! Aos meus amigos que sempre estão lá por mim, eu amo vocês! Aos meus companheiros de banda, vocês fizeram um sonho se tornar realidade e eu amo vocês!
Eu olho para o futuro com muita animação e grande esperança! Eu os verei em breve, que Deus abençoe a todos vocês e, claro, Up the Irons! - Nicko"

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

+++ LEIA MAIS: 7 fatos sobre o histórico show do Iron Maiden no 1º Rock in Rio [LISTA]
+++ LEIA MAIS: O que esperar do setlist do Iron Maiden em turnê de 50 anos, segundo Bruce Dickinson
+++ LEIA MAIS: 5 ícones do rock que homenagearam Nicko McBrain após saída do Iron Maiden
+++ LEIA MAIS: A famosa banda pop rock na qual tocava o novo batera do Iron Maiden
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram